O Que Devo Exigir da Postura Profissional dos Meus Funcionários?

O que exigir da postura profissional dos funcionários?

Quando o seu negócio começa crescer, as demandas aumentam e fica praticamente impossível seguir com o negócio sem contratar mais funcionários. No entanto, esse pode ser um verdadeiro pesadelo para os empreendedores iniciantes, que não tem experiência com contratações. Afinal, é preciso avaliar diferentes perfis e buscar pessoas com a postura profissional mais adequada à sua empresa é um verdadeiro desafio.

Neste âmbito, uma das principais dúvidas dos empreendedores sobre contratação e gestão dos funcionários é descobrir como avaliar o perfil comportamental de cada um dos candidatos e o que exigir na sua postura profissional.

Por isso separei algumas dicas fundamentais para que o empreendedor possa avaliar e direcionar seus funcionários de maneira correta.

Postura profissional: como avaliar?

O papel da entrevista de emprego, e das avaliações periódicas de desempenho, é verificar dois aspectos do papel de um profissional: suas habilidades técnicas e sua postura. É muito importante analisar estas duas facetas, pois elas são igualmente responsáveis pelos resultados gerados por uma empresa.

As habilidades técnicas do colaborador influenciam na sua capacidade de produção e na resolução de problemas específicos de sua função. Já a postura profissional é o aspecto que vai afetar diretamente a convivência da equipe, as impressões passadas aos clientes e fornecedores (caso a pessoa tenha contato com eles) e o clima organizacional dentro da sua empresa.

Por isso é fundamental que o empreendedor pense na sua cultura organizacional. Ter aspectos como a missão, visão e valores do negócio bem definidos, ajudará a encontrar e direcionar a ação e a postura dos funcionários em momentos-chave.

Aspectos de uma boa postura profissional

Empresas preocupadas em manter um bom clima organizacional devem prestar atenção especial à postura dos profissionais, sobretudo àqueles que têm contato direto com clientes e fornecedores.

Por isso, é necessário criar um código de conduta que esteja de acordo com as políticas da sua empresa e divulgá-lo aos seus colaboradores.

Alguns aspectos, contudo, são fundamentais para o bom andamento no cotidiano de qualquer negócio, são eles:

Bom relacionamento: é muito importante que os colaboradores saibam conviver pacífica e respeitosamente entre si, independentemente da área de atuação ou grau na hierarquia do negócio.

Compromisso: dedicação ao bom cumprimento de todas as tarefas e respeito aos prazos são duas características fundamentais. Muitos negócios digitais não necessita, enquadrar suas atividades em um determinado horário, mas se este for o caso do seu negócio também é importante avaliar a pontualidade em relação aos horários.

Adequação: outro aspecto que faz diferença na impressão que clientes e fornecedores têm sobre a sua empresa é a adequação dos funcionários às posturas, linguagem e até mesmo dress code. Deste modo é fundamental observar o que faz sentido no ambiente do seu negócio, por exemplo, empresa mais tradicional terá um código diferente de uma agência de publicidade ou de uma franquia, por exemplo.

Gostou dessas dicas? Fique por dentro das novidades assinando a newsletter do Ignição Digital. Basta cadastrar seu e-mail gratuitamente para receber o conteúdo.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

One thought on “O Que Devo Exigir da Postura Profissional dos Meus Funcionários?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *