Modelo de Previsão de Faturamento — Veja Como Fazer o Seu!

Modelo de Previsão de Faturamento — Veja Como Fazer o Seu!

Você sabe como fazer um modelo de previsão de faturamento? A vantagem disso é ter uma estimativa do quanto a empresa pode faturar nos meses seguintes.

Ter essa noção é muito importante para diversos aspectos. Saiba mais sobre o assunto a seguir e ainda baixe um modelo para facilitar!

O que é um modelo de previsão de faturamento?

Como o nome sugere, o modelo de previsão de faturamento é um documento padrão que a sua empresa pode adotar.

Independentemente de qual seja o setor em que o seu negócio atua, esse modelo pode ajudar a organizar melhor as finanças. Afinal, não basta trabalhar para faturar bastante hoje. É importante olhar para o futuro.

Relacionado ao faturamento, a suposição é feita com base na repetição de dados passados, analisando o que pode ser projetado para os próximos meses.

Para que serve o modelo de previsão de faturamento?

A previsão de faturamento é importante para obter uma gestão financeira cada vez mais eficiente, já conseguindo se programar para o que virá a seguir.

A partir dela, é possível ter uma ideia próxima do que terá como custos e o que restará de lucro para a empresa.

O documento também é pedido em casos de empréstimos bancários e financiamentos e, até mesmo, para a abertura de contas jurídicas.

Resumidamente, é isso o que a sua empresa ganha ao utilizar um modelo de faturamento:

  • observe a saúde financeira do negócio;
  • prevê gastos que terá no futuro;
  • prepara-se para momentos em que a entrada de dinheiro é menor;
  • utiliza melhor o caixa da empresa;
  • consegue abrir contas jurídicas;
  • obtém empréstimos bancários.

Como calcular a previsão da faturamento?

Antes de vermos o modelo de previsão de faturamento, é importante entender o que é necessário avaliar para efetuar essa projeção.

Primeiramente, temos que lembrar que a situação econômica e os hábitos de consumo da população interferem no faturamento de uma empresa. Sendo assim, verifique o cenário que está atualmente e faça as previsões com base nisso.

Observe, por exemplo, se o seu serviço ou produto é sazonal — ou seja, se sai mais em determinada época do ano. Brinquedos costumam ser mais vendidos em outubro e dezembro, por causa do Dia das Crianças e Natal.

Porém, isso não significa que você não irá faturar nos outros meses. Apenas que haverá uma entrada maior nesse período, enquanto em outros a receita pode cair.

Também coloque no papel os custos dos produtos e/ou serviços dos quais você vende, assim como as despesas que precisa arcar com custos fixos. Compare com o histórico de meses passados para ter um contexto mais assertivo.

De modo geral, as informações como um todo do fluxo de caixa precisam estar em dia para que você possa realizar essa previsão com mais eficiência. Verifique quedas e crescimentos!

Qual é o modelo de previsão de faturamento?

Agora que já entendeu sobre o assunto, vamos ao modelo de previsão de faturamento. Quer saber como montar o seu? Então, siga os passos abaixo:

1. coloque os dados da empresa, como nome, CNPJ e ano da atividade;
2. faça uma tabela com o mês, ano e valor do faturamento daquele respectivo período. Coloque os 12 meses do ano;
3. insira os valores dos quais você previu com base nos aspectos citados anteriormente (histórico, cenário econômico, custos, etc);
4. finalize com a data e ano atual, seu nome e assinatura.

Viu só como é simples? Quer facilitar ainda mais?

Então Baixe Aqui Um Exemplo de Projeção de Faturação.

Conclusão

Neste artigo, você viu como ter um exemplo de previsão de faturamento pode facilitar na hora de projetar o caixa da sua empresa.

Além disso, você viu a importância de estar sempre de olho nas finanças, ainda mais se o seu produto ou serviço for sazonal. Afinal, em alguns meses o faturamento poderá ser bem maior que em outros.

Porém, se você prestar atenção a esses pontos, poderá se organizar melhor e, claro, evitar problemas futuros.

Gostou do conteúdo? Siga acompanhando o Ignição Digital para mais novidades!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Participe do meu grupo no Telegram! Sacadas e conteúdo exclusivo para quem quer se aprofundar mais no mundo do marketing digital, lançamentos e 6 em 7.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *