Saiba Como Preencher Recibo de Pagamento

como preencher recibo

Preencher recibo de pagamento é parte da rotina de uma empresa, seja ela de qualquer setor. Este documento é essencial para manter o controle do Certificado de Registro do Veículo e para garantir que a venda foi, de fato, realizada.

Ao longo deste artigo você vai descobrir:

  • – se o recibo de pagamento é como a nota fiscal;
  • – a importância do recibo de pagamento;
  • – como preencher um recibo de pagamento adequadamente;
  • – o que deve estar contido no recibo.

O recibo de pagamento é como a nota fiscal?

Algumas pessoas podem ficar na dúvida se o recibo tem o mesmo valor de registro de uma nota fiscal. A resposta é não. A justificativa é que este recibo apenas atesta o recebimento de uma quantia em função de alguma ação de troca. Entretanto, é a nota fiscal que comprova a existência de uma transação comercial, sendo uma troca ou venda.

Além disso, a nota fiscal é o documento que possui a função de controle fiscal. Isso significa que ao contrário do recibo, essa serve para a declaração de imposto de renda e prestação de contábeis necessárias frente ao Governo Federal.

O recibo é mais utilizado para transações informais. Por exemplo: se você aluga um imóvel direto com o proprietário, é preciso ter algum tipo de comprovante que pagou, certo? É aqui que entra o recibo.

A importância do recibo de pagamento

Saiba Como Preencher Recibo de Pagamento

O recibo é de extrema importância em negociações porque é ele que atesta que uma pessoa recebeu determinado valor de outro indivíduo. Ele é um documento, por isso, passa segurança e confiabilidade.

Para profissionais liberais, ele é imprescindível, principalmente para o controle das finanças do negócio. A documentação também evita que sejam realizadas cobranças em cima de algo que já foi pago, por exemplo.

Como preencher um recibo de pagamento corretamente?

O preenchimento vai variar de acordo com o tipo de serviço e ação. Aqui, vamos falar do RPA, O recibo de pagamento autônomo.

Este tipo de recibo é emitido quando contrata-se os serviços de um profissional que não possui carteira assinada ou CNPJ, ou seja, como pessoa física.

É importante que ele não tenha nenhum tipo de vínculo empregatício com a empresa, já que não se trata de um contrato de prestação de serviços regular, mas sim de uma eventual solicitação.

Toda e qualquer pessoa que preste serviços para uma empresa, sem CNPJ, pode atuar através do recibo autônomo. O modelo é facilmente encontrado para compra em papelarias e livrarias.

O que deve conter nos recibos:

Valor

É importante que o profissional esclareça bem o valor em um campo específico. Se você quer saber como preencher um recibo e evitar falsificações, procure adicionar o símbolo # antes e após os números, assim fica mais difícil que alguém altere a sua escrita. Por exemplo, se o valor é R$1.500,00, escreva no papel #R$1.500,00#.

Parcelas

Em todo modelo de recibo existe um campo, geralmente no canto esquerdo, indicando a letra “N”. Esta letra faz referência ao número de parcelas em que foi executado o pagamento. Caso seja a vista preencha com o número um.

Nomes e dados

O texto iniciado em “Recebe-se a importância de” deve ser preenchido com o nome do contratante. Em caso de empresas, usa-se o nome CNPJ. Logo após, é importante preencher o serviço ou produto adquirido pelo contratante. Especifique bem o que foi realizado.

Tipo de pagamento

No mesmo documento devem constar os pagamentos realizados seja por espécie (em dinheiro), cartão ou outra forma financeira.

Data e assinatura

Não se esqueça de concluir com a data e as assinaturas dos envolvidos na negociação.

Conclusão

Ao longo deste artigo você aprendeu tudo sobre um documento muito importante para o empreendedor: o recibo de pagamento. Descobriu que ele é diferente de uma nota fiscal e viu como fazer o preenchimento. É simples e fácil!

Gostou de aprender mais sobre como preencher um recibo de pagamento? Confira mais conteúdos no blog do Ignição Digital.

Fórmula de Lançamento - Ebook

Participe do meu grupo no Telegram! Sacadas e conteúdo exclusivo para quem quer se aprofundar mais no mundo do marketing digital, lançamentos e 6 em 7.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *