Os Principais Custos Fixos de Uma Empresa Pequena

entenda os principais custos fixos de uma empresa

Em qualquer negócio, para que possa manter o pleno funcionamento, existem gastos fixos que devem ser cobridos. Claro, que dependendo de um tipo de negócio, é provável que o custos fixos de uma empresa sejam diferentes e priorizem diversar demandas.

Entender o valor referente aos valores fixos de uma empresa é uma ótima estratégia para auxiliar na precificação de serviços, afinal, é importante ter em mente quais são os custos essenciais para a manutenção do seu negócio.

Quer saber mais sobre o tema? Confira mais um conteúdo do Ignição Digital!

Entenda o que são os custos fixos de uma empresa pequena

Quando uma empresa é aberta, é necessário considerar todos os custos que deverão ser cobertos para mantê-la em pleno funcionamento. As despesas podem ser variáveis, imprevisíveis e fixas, essas são as menos suscetíveis às variações. Ou seja, os valores costumam ser equivalentes todos os meses.

Os custos fixos de uma empresa pequena, assim como de qualquer porte, envolvem despesas referentes à manutenção. Porém, sem dúvidas, os custos e as necessidades fundamentais dos negócios de menor porte são significantemente  menores do que empreendimentos maiores.

Aluguel

Se caso o local de funcionamento da sua empresa não for próprio, é bem provável que você recorra ao aluguel de um escritório ou galpão. Todos os meses uma quantia deverá ser reservada para o pagamento da locação, portanto, esse gasto deve ser caracterizado como fixo e com frequência mensal.

Energia e água

Dependendo do seu tipo de negócio, você vai gastar menos ou mais energia. Mas por exemplo, para um pequeno escritório, é essencial arcar com os custos de energia para o funcionamento das redes de internet e climatização. Em alguns casos, a própria conservação dos produtos pode ser associada à refrigeração ou aquecimento.

No mesmo caso, a água. Não só para consumo mas é importante para a manutenção das boas condições no local de trabalho.

Folha de pagamento

Por mais que sua empresa seja pequena e tenha poucos colaboradores, é necessário definir o pagamento dos salários como um gasto fixo a ser arcado. Para isso, organize os valores referentes aos recebimentos e faça a soma para estabelecer o valor total que deve ser destinado aos funcionários.

Manutenção

Manter os equipamentos bem conservados e prontos para utilização é essencial para a produção dos funcionários. Portanto, imagine uma pequena empresa que faz bolos por encomenda, sem um forno em bom estado de funcionamento, a produtividade será comprometida, certo? Por isso, é importante destinar um valor fixo para a manutenção dos principais instrumentos de trabalho, assim, perdas e prejuízos futuros poderão ser evitados.

Nesse ponto, é importante também de manter a empresa sempre abastecida com os principais itens de uso diário. Por exemplo, matérias de escritório, itens de alimentação para os colaboradores, artigos de higiene, entre outros.

Taxas e encargos

Além de todos os custos fixos de uma empresa pequena, é importante também colocar na lista os valores referentes aos impostos e taxas que são pagas para manter o funcionamento legal do empreendimento.

Importância de calcular o custo fixo

O cálculo do custo fixo ajuda na gestão das finanças da sua empresa, fazendo com que você tenha mais controle sobre os valores que entram e que saem. Por meio do custo fixo, é possível ter a real noção de quanto realmente é o lucro líquido do negócio. Além disso, fica mais simples calcular um preço de venda adequado.

Nesse ponto, o ideal é que os custo básicos não passem de 30% do valor referente a receita total da empresa.

Gostou deste artigo? Aproveite e confira outros conteúdos como este no Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *