Aprenda Como Montar Uma Palestra de Impacto

como montar uma palestra

Se você já teve que apresentar um trabalho, projeto ou estratégia para várias pessoas, provavelmente deve saber como montar uma palestra. O objetivo principal desse tipo de apresentação é prender a atenção do público em questão, não só com o conteúdo, mas também transmitindo propriedade no assunto. 

Confira o que você verá hoje:

  • – como montar uma palestra de sucesso;
  • – como se comportar durante a palestra.

Como montar uma palestra de sucesso?

Antes de saber como montar uma palestra de sucesso, já sabe por onde começar? Aliás, sobre o que deseja falar e qual será o seu diferencial para prender a atenção do público? 

Uma palestra requer planejamento e pesquisa. De nada adianta ter experiência no assunto que irá abordar, mas não saber quem é o público-alvo e nem como passar as informações para ele. 

Tente responder às seguintes questões básicas antes da montagem do material:

  • – qual o assunto da palestra?
  • – quem é o público-alvo?
  • – quanto tempo de duração?
  • – será presencial ou on-line?
  • – se presencial, onde será? 
  • – se on-line, por onde será transmitida?

Depois desse mapeamento, é possível adequar a sua experiência e informações de acordo com o perfil dos ouvintes. 

Por exemplo, você descobriu, depois de pesquisar e analisar as questões acima, que empreendedores homens, de 30 a 50 anos, são seu público de interesse. Com essa informação em mãos, agora poderá adequar a sua linguagem, os tópicos de apresentação e até mesmo o nível de persuasão. 

Além de tudo isso, há outras estratégias a serem adotadas ao montar uma palestra. Confira abaixo as principais:

Mostre o que as pessoas ganharão assistindo a sua palestra

Quais são os benefícios que você garante que os seus ouvintes terão por assistirem a sua palestra? Primeiramente, é preciso despertar o interesse, isso é, a curiosidade nas pessoas. 

Uma estratégia que traz muita credibilidade para um material é a plausibilidade. Ou seja, provas, argumentos lógicos e resultados relevantes que criem uma confiança no público. 

Traga provas de alguém — ou de si mesmo — que conseguiu atingir um objetivo com sucesso depois de realizar algum ensinamento seu. Por exemplo: 

“Eu também já fui como você. Tinha dificuldades em criar estratégias de marketing digital para o meu negócio. Mas depois que conheci esses X benefícios, consegui converter visitantes três vezes mais.”  

Defina o seu diferencial

O que o seu material tem que outros não tem? Afinal, qual o seu diferencial em relação aos outros palestrantes? Não deixe de mostrar a sua importância.

As pessoas costumam criar aproximação e conexão quando se é contado uma história a elas. Diga um pouco sobre você, como começou, sua formação e por que decidiu criar aquele conteúdo. 

Aposte em recursos visuais

Uma ótima maneira de prender a atenção das pessoas é apostando em mais imagens do que textos. Dificilmente alguém vai querer ler um parágrafo muito grande. Traga frases simples e objetivas, e crie interações com imagens ou vídeos. 

Prepare apostilas ou materiais auxiliares

Não deixe de disponibilizar apostilas  e outros materiais de apoio para quem for assistir ao seu conteúdo. Caso percam alguma informação ou não tenham levado papel e caneta para anotações, por exemplo, no material auxiliar irá conter tudo aquilo que foi abordado. 

Vale, também, oferecer os slides da sua apresentação para quem desejar fazer o download no final da palestra.

Garanta uma boa experiência

O local de treinamento é tão importante quanto o que você dirá. Se a palestra for presencial, garanta um espaço com boa ventilação, banheiros, fácil acesso, ótima iluminação e teste o áudio. 

É importante que aconteça, antes do dia da apresentação, um ensaio geral para ver se tudo está funcionando corretamente, como microfone, slides, projetor, etc.

Ensaie

Quanto mais ensaiar, mais domínio você terá. Se costuma ficar nervoso, essa pode ser uma boa alternativa. 

Grave os seus ensaios e depois analise como ficou. Com isso, poderá eliminar partes desnecessárias e até melhorar trejeitos e vícios de linguagem que não percebia que tinha antes. 

Como se comportar durante a palestra?

Agora que já sabe como montar uma palestra, veja só algumas dicas de como se comportar durante a apresentação:

  • mantenha a calma em casos de esquecimento ou nervosismo;
  • fale com clareza e preste atenção em sua dicção;
  • seja objetivo;
  • não fique parado em um só lugar. Movimente-se;
  • faça com que o seu público engaje com você, fazendo perguntas e incentivando a participação.

Colocando todas as dicas do artigo em prática, temos certeza que será um verdadeiro sucesso!

Conclusão

Hoje você aprendeu o passo a passo de como montar uma palestra e o que esperar de seus slides e conteúdo programático. Viu também dicas básicas de como se comportar durante o treinamento. 

Gostou do artigo? Outros assim estão disponíveis no blog da Ignição Digital. Acompanhe! 

Fórmula de Lançamento - Ebook

Estão abertas as inscrições para uma nova turma da Fórmula de Lançamento. A FL é para você que quer alavancar suas vendas ou criar um negócio digital do absoluto zero que seja capaz de fazer um faturamento de 6 dígitos em 7 dias.

AS INSCRIÇÕES SE ENCERRAM LOGO!

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *