Descubra Como Identificar o Seu Diferencial Competitivo

Veja como identificar o diferencial competitivo do seu negócio

Você sabe o que torna a sua empresa única? Sabe o que a faz ser especial para o cliente? O que a faz diferente de todas as outras? Em caso negativo, pare um pouco, leia este artigo e comece a trabalhar para identificar o diferencial competitivo do seu negócio. As orientações que separei, a seguir, vão te ajudar nessa tarefa.

Entenda o que é diferencial competitivo

Primeiramente, saiba que o diferencial competitivo é aquilo que a sua empresa oferece de distinto para o cliente, são atributos, vantagens e benefícios que a concorrência não possui e que, portanto, colocam a sua companhia um passo à frente, em posição de destaque.

CLIQUE e baixe o ebook!

Mas atenção! Muitos acham que esse tão buscado diferencial está ligado apenas à tecnologia, e decididamente não é assim. É claro que a modernidade, de forma geral, pode ajudar qualquer empresa em termos de competitividade. No entanto, o diferencial competitivo também pode aparecer de outras formas, como:

  • no design do produto;
  • no processo de produção ou distribuição;
  • nas matérias-primas exclusivas;
  • na forma como o serviço é prestado;
  • no relacionamento com o cliente;
  • no atendimento personalizado;
  • entre outros.

Faça uma avaliação da empresa

Agora que entende o que é o diferencial competitivo de um negócio, é importante que volte a sua atenção para tudo o que é feito na sua empresa. É hora de fazer aquela velha e boa avaliação, questionando as principais características dos seus produtos e serviços e verificando o que há de diferente e inovador.

O diferencial que procura pode ter uma pegada sustentável, pode ser uma parceria exclusiva e até algo mais simples, como uma assistência, por exemplo. Mas é interessante que ele seja único, valioso para os seus consumidores e, especialmente, difícil de ser copiado.

Foque na visão do cliente

Além de olhar para o que acontece internamente, se apegue também às dores do público-alvo que a sua empresa já consegue solucionar, afinal, o diferencial competitivo não é aquilo que se destaca na visão do empreendedor, mas sim aquilo que é importante e chama atenção na visão do cliente.

Identifique os pontos fortes e fracos

Por fim, para encontrar o diferencial competitivo e usá-lo a seu favor, recomendo que faça uma análise geral dos pontos fortes e fracos da sua empresa.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Com isso, poderá destacar tudo aquilo que é significativamente importante para o seu público e que já é feito, mas também conseguirá enxergar o que ainda é fraco e que precisa ser melhorado. Esses pontos, se desenvolvidos corretamente, podem vir a ser grandes diferenciais.

Para facilitar essa etapa, conheça e utilize a matriz SWOT. Ela será útil na avaliação das forças e fraquezas da empresa. Mãos à obra!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *