Descubra o Que é Empreendedorismo Sustentável

Aprenda o que é empreendedorismo sustentável

Do meu ponto de vista, ser empreendedor é fantástico. Mas melhor do que isso é conseguir alinhar a atividade econômica com a preocupação e o cuidado com o meio ambiente. É exatamente aí, quando esses interesses se encontram, que surge o empreendedorismo sustentável.

Por menor que a sua empresa seja ou por menos que ela agrida o ecossistema, você também pode contribuir. Para compreender melhor o assunto, veja a breve definição que fiz sobre essa modalidade de empreendedorismo e confira o caminho das empresas sustentáveis em prol da natureza!

Definição de empreendedorismo sustentável

Não há muito segredo a ser revelado. O empreendedorismo sustentável acontecer quando há o exercício de uma atividade econômica e, junto com isso, são praticadas ações para não afetar e preservar o ecossistema.

CLIQUE e baixe o ebook!

É importante mencionar que, quando se fala em sustentabilidade, muitos pensam somente na conservação do meio ambiente e dos recursos naturais. Porém, no empreendedorismo sustentável também há a preocupação com o social, isto é, com o desenvolvimento humano.

Então, resumindo, o empreendedorismo sustentável é o equilíbrio entre as atividades econômicas, o meio ambiente e o social.

Atitudes para apoiar a sustentabilidade

Caso ache que ações sustentáveis são caras e que a sua empresa não tem condições de bancá-las, venho te avisar que está muito enganado. Os danos provocados na natureza por causa da sua companhia são responsabilidades suas e pequenas atitudes já podem minimizar a situação.

O empreendedorismo sustentável pode englobar a fabricação de produtos, ações dentro da própria empresa e até mesmo a criação de projetos que beneficiem a sociedade. Veja alguns exemplos do que pode ser feito:

Diminua o consumo

O consumo de uma empresa, dependendo do tamanho dela, pode ser gigantesco, então, que tal começar a reverter isso em prol do meio ambiente?

Faça campanhas internas mostrando como o consumo de energia e de água podem ser reduzidos, adquira equipamentos mais econômicos, tenha lixeiras de reciclagem, reutilize papéis como rascunho, troque copos plásticos por opções de acrílico e economize todos os materiais que puder. Isso beneficiará até mesmo o funcionamento do fluxo de caixa.

Reveja processos

Outro detalhe que julgo importante é inserir a sustentabilidade em cada um dos processos da empresa, desde a criação de novos produtos, passando pela produção deles, que em alguns casos é a etapa que utiliza mais recursos naturais, até a entrega nas mãos do consumidor final.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Para ser um empreendedor sustentável não basta parecer preocupado com o meio ambiente. É preciso, de fato, fazer a sustentabilidade ser diária e torná-la parte da missão empresarial.

Continue navegando pelo blog e confira também a diferença entre empreendedor e intraempreendedor, que pode ser exatamente o que você está precisando para desenvolver ações mais sustentáveis em sua empresa!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *