O Caminho das Empresas Sustentáveis em prol da Natureza

O Caminho das Empresas Sustentáveis em prol da Natureza

Quando o assunto é o empreendedorismo social, a busca por empreender e ainda ajudar a comunidade é um crescente que vem ganhando força no Brasil. Mas é preciso lembrar que o empreendedorismo social diz respeito a empresas que foquem em abordagens sustentáveis e inovadoras, capazes de levar melhorias para a população de uma maneira geral.

Eu sempre tive curiosidade para saber o caminho das empresas sustentáveis em prol da natureza e hoje eu vou contar o que descobri. Afinal, ser sustentável é característica essencial para os negócios inovadores.

Como são avaliadas as empresas sustentáveis?

Uma publicação canadense conhecida em todo o mundo, a Corporate Knights, avalia todos os anos as empresas e as classifica como sustentáveis de acordo com base em 12 indicadores pré-estabelecidos. Entre eles: resíduos sólidos, consumo de água, emissão de carbono, energia, capacidade de inovação

Com base nos resultados, elas são colocadas em um ranking de sustentabilidade empresarial, uma espécie de Top 100. No analisado do ano passado, apenas duas corporações brasileiras conseguiram posicionamento, a Natura (61º) e o Banco do Brasil (75º).

O que deve fazer uma empresa sustentável

As empresas sustentáveis têm como principal objetivo assegurar o sucesso de seu negócio ao mesmo tempo em que contribuem para uma sociedade estável e saudável. Isso significa que elas necessitam de novas ideias e iniciativas para se manterem em crescimento, ao mesmo tempo em que mudam o modo como fabricam seus produtos, controlando ou diminuindo, por exemplo, a quantidade de água usada.

Para que isso aconteça, o primeiro passo consiste em criar um planejamento sustentável, apontando tudo o que causa impactos negativos na natureza e descobrindo assim como investir em tecnologias e alternativas que ajudem a reverter o quadro, tornando a empresa uma amiga da natureza. Depois, é necessário que se desenvolva a responsabilidade socioambiental, na qual são inseridas estratégias que visam os aspectos externos e internos.

Entre as ações internas está a absorção da sustentabilidade em todo o processo de produção e o estímulo da criatividade para novas saídas. Já nas externas, a escolha de fornecedores que tenham a sustentabilidade como meta, além de oferecer descarte ideal de embalagens para o consumidor e a busca por matéria-prima de menor impacto ambiental.

Se você também está me busca de sustentabilidade, fique ligado no nosso blog. Aqui falo sobre muitas tecnologias e sacadas que podem te ajudar a crescer de forma sustentável.

Fórmula de Lançamento - Ebook

FÓRMULA DE LANÇAMENTO

Garanta a Fórmula de Lançamento com desconto especial + bônus exclusivos!

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *