Empreendedorismo Social: Exemplos de Quem Faz a Diferença

empreendedorismo social exemplos de quem faz

Como empreendedor, acredito que a melhor forma de ajudar a parcela mais carente da população é fomentar o empreendedorismo e gerar empregos. No entanto, aliar esta ideia ao trabalho social, que realmente traz benefícios diretos à comunidade é uma forma de colocar a responsabilidade social em prática. Este conceito é chamado de empreendedorismo social  exemplos de pessoas dedicadas a fazer o bem e ainda gerar empregos não faltam. Veja só!

O que é empreendedorismo social?

O conceito de empreendedorismo social envolve a criação de empresas com abordagens inovadoras e sustentáveis que ajudam a criar uma sociedade mais justa e igualitária, levando melhorias e desenvolvimento para populações vulneráveis e regiões isoladas ou mais pobres.

A ideia de montar uma empresa social é conquistar uma fonte de renda para o negócio que ajude a trazer algum benefício real para a comunidade em que a empresa está inserida. Deste modo o empreendedor tem um pró-labore, ou seja, uma remuneração pelo seu trabalho como empreendedor, consegue gerar empregos remunerados e ainda ajudar a população local.

Empreendedorismo social exemplos

Existem algumas pessoas que trazem exemplos inspiradores de ações sociais conquistadas através do empreendedorismo. Reuni aqui aquelas que considero mais importantes.

Programa Vivenda

Localizado no bairro do Jardim Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo, o programa realiza reformas habitacionais em casas e apartamentos de famílias de baixa renda. Eles oferecem todo o projeto, do planejamento inicial da obra até o recolhimento do entulho, passando pela administração do material e da mão de obra. Os preços são acessíveis, parcelados e a finalização do projeto se dá em até 15 dias.

Instituto Brasil Solidário

Voltada para a melhoria da educação, a Rede Brasil Solidário atua em três frentes de trabalho: oferece educação complementar, fortalece e implementa políticas públicas e ainda ajuda na formação continuada de educadores.

Entre os trabalhos criados pela rede está a aplicação de workshops e seminários de diversos temas para alunos e professores da rede pública de ensino em bairros carentes de diversas cidades brasileiras.

Redes da Maré

O coletivo Redes da Maré integra diversas soluções voltadas para o desenvolvimento das comunidades da Maré, no Rio de Janeiro. As redes reúnem projetos voltados para a área de arte e cultura, desenvolvimento territorial, educação e segurança pública nas comunidades que compõem o complexo da Maré.

Se sentiu inspirado por essas iniciativas? Então assine a newsletter do Ignição Digital e fique por dentro de novas sacadas.  

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *