Descubra o Que É Aporte de Capital

Descubra o que é o aporte de capital

Este artigo é para você que deseja saber o que é aporte de capital. Saiba que esse tipo de investimento é muito recorrente no empreendedorismo, pois ajuda a impulsionar o crescimento do negócio, mesmo sem dinheiro em caixa para investir!

Quer saber mais? Então continue lendo este artigo e descubra:

  • • o que é aporte de capital e como funciona;
  • • para que serve esse aporte financeiro;
  • • como conseguir um aporte de capital.

O que é aporte de capital e como funciona?

Chamamos de aporte de capital a contribuição financeira recebida e utilizada pelas empresas para determinado fim.

Esse capital é usado para investir no negócio, com o intuito de fazê-lo crescer, dando um “empurrão”, ou para ampliar algum projeto.

O funcionamento do aporte de capital dependerá muito da fase do seu negócio. Basicamente, você pode recorrer a três tipos de investimento, que são os principais:

• fase inicial: nessa etapa, há o investidor anjo e o capital, relativamente difíceis de conseguir devido ao risco de incerteza do empreendimento;

• fase de maturação: a melhor alternativa é o venture capital ou capital de risco, voltado para pequenas e médias empresas, com faturamento significativo;

• fase final: nela, há a possibilidade do private equity, que é destinado para grandes empresas e oferece expectativas de retorno mais altas.

Para que serve o aporte financeiro?

O aporte financeiro é ideal para quem deseja ampliar seu negócio e não tem caixa no momento. Sendo assim, é utilizado o recurso de ajuda financeira de um investidor para aplicar em sua empresa e conseguir o retorno desejado.

aporte financeiro

Como conseguir um aporte de capital? Saiba como utilizar

Agora que já entendeu o que é aporte de capital, vamos compreender como funciona.

Encontre um investidor

O primeiro passo é encontrar um investidor que ofereça os recursos necessários de acordo com a fase do seu negócio. Às vezes, em um momento de necessidade, tendemos a abraçar a primeira oportunidade que aparece, mas é importante conhecer bem os interessados em investir em sua empresa.

Para isso, você deve identificar seus pontos fracos e fortes, bem como analisar como eles podem ajudar o seu empreendimento.

Elabore um plano de negócios

Em seguida, é importante elaborar um bom plano de negócios para destinar corretamente o dinheiro.

Isso evitará utilizar a quantia em outros fins, fora do planejado, o que poderá gerar rombos nas finanças e causar descontentamento daqueles que apostaram na sua empresa.

Aprenda a lidar com o investidor

Você deve estar se questionando como fica o relacionamento com o investidor após o aporte de capital.

Enquanto alguns acreditam que devem manter uma certa distância para usufruir de mais autonomia no gerenciamento do negócio e compartilhar apenas a participação nos lucros, outros já apostam no estreitamento dos laços para um relacionamento mais longo e duradouro.

A segunda opção é mais vantajosa, pois um investidor acreditou no seu negócio a ponto de oferecer recursos para alavancá-lo, isso significa que vocês construíram uma parceria baseada na confiança.

Nesse sentido, ambos os lados podem ganhar muito com a troca de experiências durante todo o processo.

Sustente a parceria

Os empreendedores não devem encarar o aporte de capital como um simples empréstimo. Considerá-lo como uma parceria é bem mais vantajoso e isso envolve bem mais do que somas de dinheiro.

Aproveite o momento para obter conselhos, ouvir dicas e compartilhar problemas.

Dessa maneira, as chances de seu negócio prosperar são maiores. De quebra, você ainda conquista a confiança do seu investidor e, quem sabe, pode estender ainda mais essa parceria ou conseguir indicações de outras.

Crie um Conselho

Para tornar a relação empreendedor-investidor mais participativa, você pode criar um pequeno Conselho, constituído por uma equipe com funções específicas.

Depois, é só convidar o investidor para as reuniões, o que o ajudará a manter-se mais informado sobre o andamento do projeto.

Invista também em relatórios objetivos, com os dados detalhados e status do processo do investimento para apresentar nas reuniões do Conselho. Números sempre são importantes!

Conclusão

Neste artigo, você descobriu o que é aporte de capital, que essa ajuda financeira existe para oferecer um investimento em empresas.

Esse investimento ocorre de alguém que acredita e aposta no seu negócio e, por isso, deve ser feito com um bom plano de ação para colher frutos e ter resultados, expandindo sua empresa.

Com todas essas sacadas de aporte de capital, você pode melhorar ainda mais o crescimento do seu negócio!

Continue aprimorando seus conhecimento na Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Ebook

O Mundo FL é um encontro virtual de 3 dias inteiros, das 9h da manhã às 9h da noite, aprofundando o conteúdo da Fórmula de Lançamento com as sacadas, as táticas e as estratégias que eu e os meus faixas-preta aplicamos e fizemos funcionar nos nossos negócios ao longo de 2021. Garanta seu ingresso agora mesmo!

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

4 thoughts on “Descubra o Que É Aporte de Capital”

  1. Amigo, me tire uma dúvida! Estou desenvolvendo um plano de negócios com mais duas pessoas que são meus amigos. A ideia é montar uma pequena empresa de produtos de decoração. Já possuímos uma ótima carteira de clientes espalhados pelo Brasil. Só precisamos de Capital pra começar o negócio. Minha pergunta é: Quanto vc acha que seria a parte em % dada ao Investidor?

  2. Acho que a definição é tão simples mas foi colocada de uma forma excessivamente técnica e um texto enorme.
    Continuei sem entender bem de que forma usar este termo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *