Como as incubadoras de empresas podem ajudar o meu negócio

como as incubadoras de empresas podem ajudar o seu negócio

As incubadoras de empresas são órgãos ligados a institutos de pesquisa, universidades e esferas de governo, como prefeituras e governos estaduais, responsáveis pelo fomento e suporte a micro e pequenas empresas que possuam propostas inovadoras de negócio.

Existem dois tipos principais de incubadoras: as fechadas, onde as empresas incubadas devem se instalar fisicamente no ambiente da incubadora e, normalmente, são ligadas ao mesmo setor; e as abertas, que prestam assessoria às empresas sem abriga-las em suas instalações, aceitando empresas de diversos segmentos de mercado.

Que benefícios os empreendedores iniciantes podem obter das incubadoras de empresas

Os empreendedores contam com algumas vantagens ao participar de incubadoras de empresas. Entre as principais estão o suporte técnico e a possibilidade de networking. Ao entrar em uma incubadora, o empreendedor pode contar ainda com os seguintes benefícios:

Assessoria técnica: especialistas e mentores estão da incubadora ficam à disposição do empreendedor para ajudar com apoio no desenvolvimento de produtos, planos de marketing e vendas, entre outros aspectos técnicos da empresa.

Suporte para a formalização: as incubadoras ainda oferecem suporte para a formalização e registro do negócio.

Instalação física: Muitas incubadoras oferecem espaço físico para a instalação das empresas incubadas.

Assistência jurídica: outro benefício das incubadoras é a assistência para a elaboração de contratos, registro de marcas e patentes e outros aspectos jurídicos.

Networking: Entre as principais vantagens em instalar a sua microempresa em uma incubadora é a possibilidade de se aproximar de outras startups e pequenos negócios que podem ser bons parceiros para o desenvolvimento do negócio.

Como inscrever a sua empresa em uma incubadora

A maior parte das incubadoras de empresas possui algum processo seletivo para as empresas que desejam participar. O empreendedor deve ficar atento aos pré-requisitos das incubadoras para decidir onde se candidatar.

O primeiro passo é criar um plano de negócios que demonstre à incubadora qual é a ideia de inovação da sua empresa, quais são os recursos necessários para o funcionamento do seu negócio e os principais pontos para a realização do projeto.

Após esta etapa o empreendedor deve apresentar o seu plano de negócios ao processo seletivo da incubadora. Um conselho irá analisar a ideia de negócio e verificar se as necessidades iniciais de suporte da empresa poderão ser atendidas pelo processo de incubação.

Se tudo der certo, a sua empresa entra no programa de incubação, que pode durar até 33 meses, dependendo da incubadora, e já pode contar com a assessoria dos especialistas para funcionar.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *