O Que É Logística Reversa?

O Que É Logística Reversa

Sustentabilidade é um dos mais importantes temas no mundo corporativo atual. Se por um lado, o avanço tecnológico estimula a criação de negócios cada vez mais assertivos em satisfazer as demandas da sociedade, por outro, impacta negativamente no meio ambiente. Poluição e exploração desenfreada de recursos naturais são as principais consequências disso. As empresas que repensam suas ações neste contexto obtêm maior vantagem competitiva. E uma das formas de praticar isso é entendendo o que é logística reversa exatamente.

Por ser um processo legal, muitos empresários não querem nem saber o que é logística reversa. Esquecem-se que, em plena era da informação, o foco deve ser o consumidor. Além de oferecer um produto de qualidade, o serviço também conta (e muito), isso não só antes ou durante a compra, mas também após. Com tanta concorrência, os clientes não devem ficar apenas satisfeitos, e sim encantados.

CLIQUE e baixe o ebook!

Por todos esses motivos, digo que a logística reversa precisar ser vista como diferencial competitivo. A sua empresa não deve segui-la somente porque está na legislação ambiental, mas principalmente porque o seu cliente está cada vez mais consciente da importância da preservação do planeta. Essa prática também agrega benefícios econômicos e diferenciação do serviço ao seu negócio. Em resumo, você não tem ideia do quanto de dinheiro poderia economizar com isso!

Explicando o que é logística reversa

O Que É Logística Reversa
Enquanto a logística tradicional visa o fluxo de saída dos produtos, materiais e peças, a logística reversa se preocupa com o retorno deles à produção da empresa. Esse conceito está entre outros introduzidos na legislação ambiental brasileira com a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei nº 12.305/2010). Trata-se de um conjunto de ações, procedimentos e meios que viabilizem a coleta e restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial com o objetivo de reaproveitá-los, seja em seu ciclo produtivo ou como insumo em outros processos de fabricação ou simplesmente para promover seu descarte adequado.

A logística reversa engloba principalmente os produtos eletroeletrônicos. Num dos países que mais se descarta esses equipamentos de forma inadequada, as indústrias do setor devem reaproveitar pelo menos 17% de tudo o que produzem. Esses materiais não podem ser descartados no lixo comum, porque contêm substâncias químicas nocivas ao meio ambiente e seres humanos.

Além da disponibilização de postos específicos para coleta, os empreendedores ainda têm como desafio conscientizar os consumidores a devolver os equipamentos inutilizados. Isso não é tão difícil, visto que grande parte dos cidadãos já tem consciência do impacto de suas ações ao meio ambiente. Grandes empresas têm resolvido esses obstáculos de diversas maneiras. Pactos com comerciantes para receber os produtos, por exemplo, é muito comum. Algumas produzem equipamentos cujas peças se desencaixam com facilidade, o que facilita a sua reutilização. Já outras apelam para matérias-primas recicláveis.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

O que você tem feito para o seu negócio ser mais sustentável? Espero que esta sacada tenha o ajudado! Aproveite para assinar a nossa newsletter e obter mais informações para elevar a sua empresa a outro nível. Até a próxima!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *