O Que é Marketing Viral?

O que é marketing viral

Um dos pilares da comunicação online é o compartilhamento. O que torna possível que, hoje, empresas consigam se destacar e se tornar conhecidas com uma velocidade incrível, especialmente nas redes sociais. Isso, graças ao chamado Marketing Viral.

Agora você me pergunta “Erico, o que é Marketing Viral?”. Para responder de maneira bem simples, esse tipo de Marketing nada mais é do que um conteúdo feito, exclusivamente, para ser repassado pelo maior número possível de pessoas. Porém, acredite, não é fácil alcançar o patamar de viral.

Como fazer Marketing Viral?

Muitas pessoas pensam que é simples chegar a um conteúdo que “contagie” as pessoas, mas a realidade mostra que não é bem assim. Marketing Viral necessita de conhecimento e planejamento para atingir o público que desejamos da maneira que queremos.

Gravar um vídeo, fazer uma foto ou escrever um texto e colocá-los na internet pode sim ser simples. O difícil é fazer com que algum deles se popularize. Por isso, o ideal é que você não centre suas expectativas em se tornar viral.

De forma geral, é verdade o que dizem: conteúdos virais não podem ser previstos. A boa notícia é que existem algumas formas de medir se o que você está produzindo tem potencial para se tornar popular. Por exemplo, pode responder às seguintes perguntas: as pessoas vão se emocionar ou se divertir? Isso vai ser útil para elas ou surpreendê-las? Vão se identificar?

É comprovado que conteúdos emocionantes, divertidos, úteis, surpreendentes e com os quais nos identificamos acabam nos envolvendo. Aí estão os possíveis virais.

Existem também alguns formatos que costumam alcançar um engajamento maior, como listas, conteúdos aprofundados, materiais ricos, imagens (como infográficos e memes) e vídeos. Tudo isso gratuito, claro.

Por que se busca tanto a viralização?

A resposta é simples: o Marketing Viral gera posts impossíveis de serem ignorados. Em um mundo cada vez mais cheio de informações e propagandas disputando a atenção do consumidor, isso é muito valioso!

Quanto maior a visibilidade de seu conteúdo, maiores as chances de outras pessoas conhecerem seus produtos e serviços e se converterem em clientes. E é exatamente por isso que eu volto a afirmar que o viral só terá sucesso para você se houver uma boa “bagagem anterior”.

Por isso, se você quer visibilidade, ou seja, se seu objetivo é divulgar sua marca, distribuir seu conteúdo e aumentar o engajamento, minha dica é: se aprofunde no Marketing Digital. Produza conteúdos relevantes, diferenciados e focados sempre no seu público e suas necessidades. Dessa maneira suas chances de viralizar aumentam e, quando isso acontecer, você estará preparado para lidar com essas pessoas.

Gostou do artigo? Então se inscreva na newsletter do Ignição Digital e receba tudo o que publico aqui em primeira mão direto na sua caixa de entrada. É só deixar o seu e-mail no campo destacado no topo desta página.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *