Jornada Do Consumidor : Entenda O que É e Como Isso Te Ajuda a Vender Mais

conheça os princípios da jornada do consumidor e conquiste mais clientes

A Jornada do Consumidor é um termo amplamente debatido dentro do Marketing Digital. No entanto, é comum que nem todos tenham familiaridade com ele! Se você é uma dessas pessoas, não se preocupe que hoje eu vou falar desse conceito usado por quem quer conhecer o lead e transformá-lo em um cliente.

Quando você começa a pensar em uma estratégia de vendas para atrair e captar novos clientes para o seu negócio, deve levar em consideração todo o trajeto que ele faz até chegar à sua marca. Este caminho é chamado de Jornada do Consumidor. Conhecê-la é fundamental para obter sucesso e aumentar as vendas.

É preciso ter em mente que o comportamento do consumidor mudou. Se antes ele assistia a uma propaganda na televisão e já ia até a loja para adquirir o produto, hoje existem diversas outras etapas que entram nesta dinâmica de compra. A jornada do consumidor ficou mais complexa, de forma que as empresas precisam se adequar para conquistar este cliente cada vez mais cedo.

Como funciona a jornada do consumidor?

Para entender a jornada do consumidor é preciso que você conheça, primeiro, o perfil das pessoas que adquirem os seus produtos e serviços. Essas são as suas buyer personas, ou seja, clientes em potencial, que possuem dores, objetivos e desejos que podem encontrar soluções nos serviços e produtos que você oferece.

Conhecê-las é fundamental para entender o caminho que elas percorrem até que decidam realizar a compra em sua loja virtual.

A jornada do consumidor possui algumas etapas que levam a diferentes ações. Estas fases se desenvolvem de maneira diferente entre um público-alvo e outro, de forma que o estímulo à ação deve ser personalizado. Conheça:

1. Descoberta

Todo processo de compra, seja de um produto ou serviço, começa com a constatação de um problema. Ele pode ser uma dor do seu consumidor, que precisa ser resolvida, ou então a movimentação em busca de um objetivo.

Vamos supor que o seu negócio ofereça um curso de reforço de matérias do ensino médio. Podemos pensar em duas dores para a sua persona: aumentar as notas no colégio e obter um bom desempenho no vestibular.

Na fase da descoberta ele pode estar tentando entender a sua própria necessidade. Ele pode ter ido mal em uma prova do colégio ou em um simulado. A sua pesquisa será por dicas de como melhorar o seu desempenho, como memorizar melhor o conteúdo ou ainda de como fazer bons resumos.

Ao produzir conteúdo sobre estes assuntos você atrai a atenção do consumidor, assim como o direciona para o seu funil de vendas.

2. Consideração

Nesta etapa o consumidor já sabe melhor qual é o seu problema e, na fase da descoberta, entendeu que existem possíveis soluções para a sua dor. O aluno que precisa de aulas de reforço já compreende porque o seu desempenho foi menor do que o esperado e está pensando em soluções. Contratar um professor particular? Fazer cursinho? Assistir aulas online?

É aqui que você começa a dirigir o consumidor para a venda, com conteúdos que mostrem as vantagens da sua solução, para que ele considere conhecê-la mais a fundo.

3. Decisão

A fase da decisão é a última antes da compra. O seu consumidor já conhece o problema que enfrenta, identificou a sua solução e já acredita que ela pode ser promissora para a resolução de sua dor.

Seu negócio tem como missão agora persuadir o consumidor acerca do momento e da escolha pela sua empresa para a solução de seu problema. É neste momento que você precisa colocar em prática os seus argumentos de vendas. Falar sobre preço, vantagens e benefícios que o seu consumidor obtém ao adquirir uma solução com a sua empresa.

Gostou do conteúdo? Então aproveite para aprofundar ainda mais os seus conhecimento com o ebook que te ajudará a alavancar suas vendas (caso você já tenha um negócio) ou criar um negócio 100% online do ZERO.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

One thought on “Jornada Do Consumidor : Entenda O que É e Como Isso Te Ajuda a Vender Mais”

  1. Caro Erico, muito bem colocado e explicado. Uma maneira rápida para testar a jornada do consumidor é através de um teste de concorrência onde consumidores anônimos mostram no que se baseiam para tomar decisões de compra. Uma ótima ferramenta para isso é o testaisso.com.br. Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *