O que é Persona? Como Crio uma para o Meu Negócio?

Aprenda o que é Persona e como melhorar o marketing digital do seu negócio com ela.

Empreender é um sonho e alcançar o sucesso é um verdadeiro conto de fadas. Mas todo conto, além de começo, meio e fim, precisa de personagens.

Como realizar um Plano de Marketing sem definir o público-alvo? E isso não é tudo, além de definir, você precisa descobrir tudo sobre o seu público. A partir disso você pode começar sua estratégia, definindo a persona do seu negócio.

O que é Persona?

Personas são personagens fictícios que representam seu público-alvo. Não entendeu? Calma, eu te explico. As Personas possuem todas as características do seu público-alvo e servem para facilitar a criação de uma estratégia pontual e assertiva.

Persona x Público-Alvo

Público-alvo: Homens e mulheres, de 25 a 30 anos, graduados em Comunicação Social, com renda média mensal de R$3.000, que pretendem realizar uma pós-graduação a distância.

Persona: Ana tem 27 anos, é formada em Publicidade e Propaganda e atua na área desde o primeiro emprego. Ela conhece muito o mercado e leva uma vida muito dinâmica, por isso não tem tempo para realizar uma pós-graduação, pois enfrentaria muito trânsito até o campus da Universidade. Deste modo, ela busca uma opção de qualidade, que proporcione educação em qualquer lugar e a qualquer hora do dia, pois conhece a importância de se atualizar e continuar os estudos.

Entendeu a diferença? Público-alvo representa uma fatia geral da população, já persona define com exatidão quem é o alvo do seu negócio.

Porque definir as minhas as Personas?

Imagine atirar flechas sem alvo? Fazer ações de Ads no Facebook para todos os usuários do Brasil? Ou uma ação de Google AdWords sem nenhuma palavra definida? É claro,  nada disso daria certo.

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Descobrir as Personas é literalmente encontrar o norte do projeto. Facilitando as tomadas de decisões e ajudando no planejamento de resoluções lucrativas para o seu negócio.

Como definir Personas?

Provavelmente você já sabe muita coisa sobre o seu público, então organize essas informações e descubra coisas novas através de formulários e pesquisas. Pergunte sobre:

Idade

Residência

Empresa, cargo e local de trabalho

Nível de instrução

Hobbies

Quem influência suas decisões?

Quais são suas atividades diárias?

Quais são os seus desafios?

O que ele gosta de fazer aos finais de semana?

CRM – Customer Relationship Management

Essa ferramenta serve para a Gestão de Relacionamento com os seus Consumidores. Segundo Kotler, conquistar novos clientes custa até 7x mais caro do que manter os atuais. Então descubra tudo sobre ele, mantenha um bom relacionamento, defina personas e fidelize sua clientela.

Google Analytics e Facebook Insights

Existem outras ferramentas para a obtenção de informações, como o Analytics, que coleta dados da audiência do seu site, estabelecendo parâmetros como: idade, sexo, cidade, estado, interesses, navegador, conexão de internet, etc. Ou o Insights, que levanta informações dos seus fãs do Facebook.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Descobriu suas personas, e agora?

Reveja a linguagem do seu negócio (redes sociais, blogs, propaganda, etc)

Escolha as melhores mídias

Repense formatos, conteúdos e estratégias

PS: Não existe uma persona, existem várias

Um erro comum que muitos profissionais cometem é escolher apenas um grupo entre o público-alvo para definir suas personas. Isso é prejudicial para o projeto, e o ideal é formar personas somando no mínimo 80% de todo o seu público.

Esse processo é continuo

Para manter sua empresa sempre atual, com poder de adaptação, revise seus dados a cada 6 meses, garantindo sempre a efetividade de sua estratégia. E aí, quais são suas personas? Compartilhe o seu conhecimento comigo e assine nossa newsletter gratuitamente, para receber essas e outras dicas valiosas do Ignição Digital.

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