Consultar o Número do PIS — Onde e Como Fazer?

consultar número do pis

Antes de entender como consultar o número do PIS, você sabe exatamente do que essa sigla se trata e o que ela corresponde?

Explicamos: o Programa de Integração Social ou PIS, como é conhecido, trata-se de um programa de políticas sociais governamentais que abrange três benefícios aos contribuintes: o FGTS, o Abono Salarial e o Seguro Desemprego. Portanto, o número do PIS são os dígitos que identificam todos os trabalhadoras do setor privado.

Já o PASEP, trata-se do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, onde sua sequência de números, embora tenha a mesma função do PIS, identifica os funcionários do setor público. Saiba mais a seguir!

Quando consultar o número do PIS?

CLIQUE e baixe o ebook!

A necessidade de consultar o número do PIS ou PASEP surge quando precisamos dos dígitos de identificação para o recolhimento das contribuições sociais citadas anteriormente. Os empregadores necessitam desses números para  identificar os trabalhadores dos respectivos setores, público e privado.

Afinal, como consultar o número do PIS?

Hoje em dia é muito simples consultar o número do PIS. Há a opção de ir pessoalmente até uma agência da Caixa Econômica Federal ou realizar a consulta pela internet ou telefone. Além disso, quem possui o Cartão Cidadão têm a vantagem de poder consultar o número do PIS impresso no próprio cartão.

Através da Carteira de Trabalho

Os modelos mais recentes da Carteira de Trabalho também apresentam o número do PIS logo na primeira página de identificação do trabalhador. Os dez ou onze dígitos se encontram em negrito. Para quem possui o documento mais antigo, consultar o número do PIS também é fácil, basta conferir as últimas páginas da Carteira.

Por meio da internet

Se preferir a comodidade de consultar o número do PIS on-line, saiba que o procedimento é feito através do site oficial da DataPrev. Ali, serão solicitados seus dados de identificação, como CPF, nome completo, data de nascimento e nome da mãe. Em seguida, o próprio site encaminha o registro do beneficiário.

Vale dizer que, no caso da consulta pela internet, caso se depare com uma mensagem informando que já existe uma inscrição para o seu CPF, entre em contato assim que possível com o Departamento Pessoal da empresa onde trabalha para atualizar seus dados.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Via telefone

Caso tenha preferência por realizar a consulta via telefone, basta ligar para a central 135 do Departamento da Previdência Social e seguir as solicitações. A Caixa Econômica Federal também tem uma central de atendimento a quem deseja consultar os números do PIS/PASEP.

O que achou de saber mais sobre como consultar o número do PIS? Deixe seu comentário e continue acompanhando a Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *