Confira 5 Dicas De Como Escrever um Conteúdo de Qualidade

Confira 5 Dicas De Como Escrever um Conteúdo de Qualidade

Sejamos honestos: muitas pessoas que compartilham material para internet não sabem como escrever um conteúdo de qualidade, tendo em vista que os textos poderiam ser bem melhores. Porém, criar textos fluidos e bons é essencial para garantir o engajamento do público e se tornar referência no assunto.

Mas, como é possível criar conteúdos de qualidade? Para isso, é preciso ter um assunto interessante para desenvolver, o conhecimento assertivo de seu público e uma certa habilidade para escrever. Com isso, você terá em mãos um texto excelente.

Neste artigo você verá:

  • o que é um conteúdo de qualidade;
  • por que criar um texto bom é tão importante?;
  • 5 dicas de como escrever um conteúdo de qualidade, sendo:
    seja entusiasmado;

    • deixe o conteúdo adormecer;
    • peça a um amigo para ler em voz alta;
    • preste atenção nas frases longas;
    • reescreva a voz passiva.

Mas, afinal, o que é um conteúdo de qualidade?

A produção de textos e outros formatos permite que o seu conhecimento seja compartilhado com o mundo.

Pensando nisso, ter um conteúdo de qualidade quer dizer criar uma comunicação estratégica e que realmente converse com o leitor  para responder às suas dúvidas em um texto fluído e de fácil entendimento.

Um conteúdo relevante e bem escrito demonstra o quanto o autor sabe daquele assunto, ou seja, o transforma em uma autoridade!

Por que criar um texto bom é tão importante?

Segundo dados da HubSpot, empresas que possuem um blog corporativo conseguem atingir até 50% mais tráfego de visitantes do que as que não possuem.

Com isso, a produção de conteúdo se torna parte fundamental para aumentar as vendas, melhorar a sua visibilidade e gerar maior confiança no público.

Agora veja como escrever um conteúdo de qualidade!

Separamos cinco dicas de como escrever um conteúdo de qualidade para serem aplicadas em diversos tipos de conteúdos, sejam eles de blog, site, vídeos ou qualquer outro recurso que você utilize para conquistar a sua audiência.

1. Seja claro e entusiasmado

O primeiro passo para saber como escrever um conteúdo de qualidade é entender que você precisa ser educado e construir confiança. E, convenhamos, é difícil ganhar a confiança do leitor quando você escreve como um robô.

Muitas pessoas usam um estilo mais formal (às vezes até demais) por acharem que isso os faz parecer importante. Mas, a verdade é que ninguém quer ler um texto totalmente sério e sem personalidade.

É importante construir uma linguagem de acordo com o público com quem você vai falar. O seu público pede que tipo de linguagem? Formal ou informal? Permite brincadeiras, ou não? Faça essa análise para entender que tipo de linguagem se adequa melhor.

Além disso, demonstre sua paixão pelo assunto. É preciso demonstrar entusiasmo no que está falando, para envolver e atrair quem está lendo.

2. Deixe o conteúdo “adormecer”

Para os mais apressados e ansiosos, essa dica pode parecer realmente difícil. Mas sabe qual é uma boa maneira de melhorar o seu conteúdo? Publicá-lo somente no dia seguinte.

Uma noite de descanso longe da sua produção com certeza lhe dará uma nova perspectiva e ideias de como deixar seu texto ainda melhor.

Depois disso, você verá com mais clareza que o texto não estava realmente pronto e conseguirá fazer as mudanças necessárias.

3. Peça a um amigo para ler em voz alta

Agora que você já deixou o conteúdo “descansar” por uma noite, é hora de fazer uma leitura em voz alta.

Essa dica é boa pois, ao ler em voz alta, você descobre problemas no fluxo do texto que os seus olhos provavelmente não notariam. E, se outra pessoa puder fazer isso para você, melhor ainda.

4. Preste atenção nas frases longas

Quando estiver fazendo (ou ouvindo) a leitura em voz alta, aproveite a oportunidade para observar se há frases muito longas. O segredo para saber como escrever um conteúdo de qualidade é falar uma ideia por frase e expressar cada uma sucintamente.

Você sabia que quando atinge 20 palavras em uma frase, cada palavra a mais pode fazer você perder até 10% dos leitores?

Uma boa maneira de testar isso é ver se o seu leitor precisa fazer uma pausa para respirar no meio da frase. Caso sim, ela é longa demais.

5. Reescreva a voz passiva

A diferença entre as vozes ativa e passiva é que, no primeiro caso, dizemos que alguém praticou uma ação. Por exemplo: “Eu comi uma maçã”. Já na voz passiva, o sentido é o mesmo, mas inverte-se a ação e o sujeito: “A maçã foi comida por mim”.

Na maioria das vezes, a voz passiva deixa as frases maçantes e sem graça. A voz ativa, por outro lado, transfere a mensagem de vigor, energia e imediatismo. Além disso, a voz ativa torna o texto mais fluido e fácil de ler.

Quando lemos uma frase na voz passiva, costumamos demorar um pouco mais para entender quem fez o quê. Logo, usar esse recurso com frequência é uma maneira fácil de afastar os seus leitores. Lembre-se: não é incorreto usar voz passiva, mas você deve evitá-la o máximo possível.

Não existe uma fórmula mágica para saber como escrever um conteúdo de qualidade. No entanto, seguir as dicas citadas e praticar sempre é um dos melhores exercícios para aprimorar a sua escrita.

Conclusão

Produzir um conteúdo de qualidade é saber se comunicar com seu público-alvo de forma clara e objetiva. Não se esqueça que o conteúdo não está sendo produzido para você, portanto, é preciso gerar total entendimento, para que faça sentido.

Gostou das dicas? Então aproveite a visita no blog para conhecer 10 dicas práticas de como influenciar pessoas compartilhando conteúdo e aprimore os seus conhecimentos.

Fórmula de Lançamento - Ebook

Nos dias 4, 5 e 6 de Dezembro de 2020, eu vou realizar o meu evento FL Ao Vivo totalmente online. Serão 3 dias inteiros de evento com um único objetivo: acelerar o seu caminho até a faixa preta.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

23 thoughts on “Confira 5 Dicas De Como Escrever um Conteúdo de Qualidade”

  1. O artigo possui dicas excelentes nas suas entre linhas e também na sua visualização já que ele não possui parágrafos condesados. Com certeza utilizarei as técnicas de redação publicitária passadas aqui.

    Sempre lembrando que o texto possui voz ao contrário do ensinam nas aulas de Cominicação e Expressão em algumas universidades por ai, o texto tem vida, é pulsante, portanto tem voz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *