Como Usar o Planejador de Palavras-Chave Para Criar Conteúdos Estratégicos?

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Segundo o relatório da SEO Trends 2018, 98,3% dos entrevistados integram marketing de conteúdo às estratégias de SEO, mas apenas 68,1% usam ferramentas. Sabe o que isso significa? Que você usar um planejador de palavras-chave já te coloca muito à frente dos seus concorrentes que criam conteúdo.

Por meio delas, você terá um embasamento muito maior e, consequentemente, um resultado mais efetivo. Pensando nisso, separei as principais e vou dar dicas de como usá-las para sua criação de conteúdo.

Qual o melhor planejador de palavras-chave?

Quando o assunto é planejador de palavras-chave, existem muitos disponíveis para sua escolha, entre eles, pagos e gratuitos. Para te ajudar a filtrar, separei os três melhores do mercado. Confira:

1. Google Search Console

O GSC é uma ponte entre seu site e o Google, sendo indispensável em qualquer estratégia de SEO. É gratuita e muito confiável, justamente por ser do buscador, e proporciona uma análise interna mostrando quais pontos estão interferindo na sua indexação. Os pontos de análise principais são:

  • • pesquisa — como o Google lê e interpreta o HTML do seu site;
  • • tráfego — quais palavras e links levam ao seu site;
  • • índice do Google — desempenho de indexação e quais páginas são reconhecidas;
  • • rastreamento — quais erros e dificuldades do Google ao rastrear sua página.

gsc planejador de palavras-chave

Além disso, ele disponibiliza outras configurações gratuitas que te ajudam na sua estratégia! É essencial como ferramenta complementar, já que não mostra muitos atributos externos como as outras.

2. SEMRush

SEMRush é um planejador de palavras-chave extremamente completo, disponível na versão gratuita, que é mais limitada, e em três planos diferentes de acordo com suas necessidades: pro, guru, business e enterprise.

Com ele é possível planejar uma estratégia de SEO rica em detalhes, com análise, monitoramento, pesquisa, tendências e até desempenho das redes sociais, por exemplo. Essas são apenas algumas das possibilidades que a ferramenta oferece.

3. Ubersuggest

A grande sacada que destaca o Ubersuggest dos demais é o melhoramento constante, tornando-o um planejador de palavras-chave extremamente completo e gratuito.

Além disso, ele oferece as keywords que não aparecem no Keyword Planner do Google, o que pode te ajudar e muito a complementar sua estratégia.

ubersuggest_planejador_de_palavras-chave

Ele apresenta diversas funcionalidades gratuitas, como visão geral, ideias de conteúdos e palavras-chave relacionadas, pesquisa orgânica, backlinks e até a pesquisa por URL de concorrentes. Tudo isso pode ser exportado, também.

Como usar o planejador de palavras-chave na criação de conteúdos estratégicos?

O uso do planejador de palavras-chave é imprescindível para criar conteúdos estratégicos que agradem, tanto o Google quando o leitor.

Ele te ajuda a desenvolver artigos com base em palavras com alto nível de busca, a acompanhar os resultados e ameaças que possam prejudicar seu rankeamento nos mecanismos de busca.

Descubra como usar essa ferramenta a seu favor nas suas estratégias de marketing de conteúdo:

1. Procure as palavras com maior volume e menor CPC

A primeira e principal função do planejador de palavras-chave para criar seus conteúdos é a busca de quais keywords são as mais interessantes para seu negócio.

Para descobrir isso, procure uma palavra-chave principal dentro do seu segmento e avalie o volume de buscas, que deve ser o maior possível, e o CPC (Custo Por Clique), que deve ser menor.

Isso significa que você escolherá palavras com alto índice de busca, gastando menos em mídia paga.

As colunas de dificuldade e concorrência também podem ser levadas em consideração, pois, quanto menores os valores, maiores as chances de rankeamento do seu conteúdo.

2. Defina uma única palavra para cada URL do seu site

Feito isso, você precisa usar uma única keyword principal para cada URL do seu site. Esse é um fator muito importante, pois, duplica-la pode interferir nos seus resultados.

Com a infinidade de possibilidades oferecidas pelo planejador de palavras-chave, fica fácil encontrar diversas keywords relacionadas para todos seus conteúdos.

3. Crie e avalie relatórios de monitoramento

A maior vantagem do planejador de palavras-chave é o monitoramento. A maioria deles vem com a possibilidade de exportar e criar relatórios personalizados para acompanhar os resultados e as ameaças.

O SEMRush, por exemplo, permite que você faça uma auditoria do site e gere uma nota com base em erros, advertências e avisos que prejudicam o ranqueamento do seu site, como links quebrados. Outros relatórios importantes são:

  • • auditoria de backlinks;
  • • rastreamento de posicionamento;
  • • link building;
  • • tráfego orgânico;
  • • SEO on page;
  • • campanhas, entre outros.

Todos eles são fundamentais para acompanhar seu desempenho e ver o que pode ser melhorado para atingir seus resultados e não perder dinheiro.

Vale lembrar que não é preciso usar apenas um planejador, você pode usar vários que se complementam, para um resultado ainda melhor! Confira mais dicas como essas aqui no blog Ignição Digital!

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