O Que É Pirâmide de Maslow?

Aprenda o que é o conceito de Pirâmide de Maslow

A Pirâmide de Maslow, também conhecida como Hierarquia de Necessidades, é uma proposta do psicólogo americano Abraham Harold Maslow. Ela prevê como uma pessoa pode encontrar a autorrealização através da consumação de suas necessidades.

Quer entender mais sobre essa teoria e como ela pode ser útil no seu dia a dia? Então vem comigo!

Como a Pirâmide de Maslow funciona?

O conceito da Pirâmide de Maslow estabelece uma hierarquia entre as diversas necessidades humanas. De acordo com o psicólogo americano, elas precisam ser supridas uma após a outra para que a realização pessoal seja alcançada.

Isso acontece pois, de acordo com a teoria, a motivação humana é resultado de cinco grupos principais de necessidades.

Necessidades fisiológicas

CLIQUE e baixe o ebook!

O grupo mais básico é o das necessidades fisiológicas. Este diz respeito às mais fundamentais necessidades do ser humano, de suprir a fome, sono, sede e todos os requisitos essenciais para o corpo funcionar.

Necessidade de segurança

O segundo grupo é o das necessidades de segurança, tanto física quanto emocional. O indivíduo deve se sentir seguro em relação ao seu bem-estar físico, patrimonial e financeiro. A segurança em casa, no trabalho e na vida cotidiana são o que importa nesta etapa.

Necessidades sociais

O que Maslow chama de necessidades sociais é a vontade que sentimos de interagir com outras pessoas, trocar afeto, ter amigos, compartilhar a intimidade, ser amado e aceito por outras pessoas.

Necessidade de estima ou status

A necessidade de estima ou status está relacionada com o reconhecimento que obtemos dos outros e do orgulho que sentimos de nós mesmos. Aqui entra também a autoestima.

Necessidade de autorrealização

Depois de sanadas todas as necessidades anteriores, as pessoas buscam suprir a necessidade de crescimento e realização pessoal. Esta necessidade pode se manifestar como a vontade de buscar a religião, melhorar como pessoa ou ainda se especializar em uma determinada área.

Como a Pirâmide de Maslow pode ser útil no dia a dia?

A Pirâmide de Maslow é uma boa forma de avaliar quais são os fatores que influenciam a motivação de uma pessoa.

Por exemplo, no caso do empreendedorismo, essa teoria pode ser usada em dois momentos. A pessoa que empreende por necessidade pode estar precisando sanar as necessidades da base da pirâmide e busca o empreendedorismo como uma forma de subsistência ou segurança financeira.

Já o empreendedor que monta um negócio por oportunidade pode querer sanar a necessidade de autorrealização ou de estima. Neste caso, a pessoa já tem as necessidades mais básicas resolvidas e abre seu próprio negócio por outros motivos.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

No caso de uma empresa, a Pirâmide de Maslow pode ser útil para avaliar os funcionários e o próprio ambiente de trabalho. Se o mais básico não for oferecido, com certeza o rendimento dos colaboradores vai cair.

Agora que você já entendeu como funciona a Pirâmide de Maslow, leia sobre assuntos relacionados. Eu recomendaria os artigos sobre como melhorar a gestão de funcionários, a importância do feedback positivo e dicas para aumentar a produtividade.

E que tal receber mais conteúdos como esses diretamente no seu e-mail? É só deixar o seu e-mail no campo destacado no topo desta página.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *