O Que é Capital de Giro?

Aprenda de forma prática o que é capital de giro!

Para abrir uma empresa você precisa do quê? Basicamente, reunir documentos, regularizar a situação do negócio, encontrar um local para as operações, contatar fornecedores, contratar funcionários e dispor de capital de giro.

Parece muita coisa, não é mesmo? Mas, se seu objetivo é ser dono do próprio negócio, é necessário fazer tudo isso. E esse último item é indispensável, viu? Sem ele, sua empresa vai sofrer para manter as atividades e pode até mesmo acabar fechando as portas. Então, para evitar esse fim trágico, aprenda de forma definitiva o que é e como funciona o capital de giro.

Como funciona o capital de giro?

O capital de giro é uma reserva financeira que serve para manter a empresa funcionando. Ele deve ser usado para arcar com custos e despesas operacionais que movimentam a empresa, como pagamento de impostos, salários e recursos usados para a manutenção de estoques.

CLIQUE e baixe o ebook!

Essa reserva é constituída de dinheiro (em caixa ou no banco), produtos em estoque, contas a receber, crédito, entre outros bens. No inicio, você investe na empresa, incluindo o seu capital de giro. Em seguida, através das vendas, você passa a reaver parte do investimento.

Ou seja, essa reserva é realimentada ciclicamente. Em um terceiro momento, o investimento é devolvido para você e o entrante passa a ser lucro, além do abastecimento do capital de giro.

O que você pode fazer com o capital de giro?

O que você pode fazer com o capital de giro?

Existem vários aplicações possíveis para o capital de giro, dentre elas:

  • colocar contas em dia em curto prazo;
  • aumentar os lucros em longo prazo;
  • auxiliar o negócio nas atividades operacionais;
  • equilibrar contas do ativo e contas do passivo;
  • gerar caixa positivo para o negócio.

Como gerenciar o seu capital de giro?

Para conseguir trabalhar bem com um capital de giro baixo, é importante conhecer bem sua operação. Dessa forma, em meses difíceis seu negócio não passará dificuldades. Por isso, analise individualmente todos os processos de geração de lucro e estude o seu ciclo operacional.

O primeiro passo para isso é levantar todos os custos. Faça dois indicativos, os atuais e os ideais para a sua operação. Veja a diferença entre eles, analise os seus processos e descubra como otimizá-los.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Levante também todos os entrantes e faça dois indicativos, atuais e ideais. Aí é só repetir o que fez com os custos. Fazendo isso você terá os dados da situação presente, parâmetros de onde quer chegar e um caminho a seguir.

Agora que você já sabe tudo isso, que tal aprofundar ainda mais seus conhecimentos? Leia também meu artigo sobre como prever a necessidade de capital de giro do seu negócio. E, se tiver ficado com alguma dúvida ou tiver alguma dica, deixe nos comentários!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *