Como Calcular Margem de Lucro de um Produto Digital

como calcular margem de lucro

É muito comum encontrar empreendedores que trabalham exclusivamente com produtos digitais com dificuldades para estabelecer preço e aprender como calcular margem de lucro dos seus infoprodutos. Contudo, é possível resolver facilmente este problema com as dicas que reuni aqui especialmente para este tipo de negócio.

Existem alguns fatores que influenciam a lucratividade de um produto. A sua escassez, o custo para a sua manufatura, o investimento feito para conquistar clientes e a percepção do mercado quanto ao valor daquele produto. Entendê-los e entender como as pessoas avaliam o valor adequado para um produto são as principais chaves para aprender como calcular a margem de lucro do seu infoproduto.

Entenda como são calculados os preços

CLIQUE e baixe o ebook!

Quando você cria um produto físico é mais fácil estabelecer uma margem de lucro para os produtos que você vende. Há um custo de produção que precisa ser coberto, por isso você sabe, mais ou menos, qual é o mínimo que precisa cobrar para que a conta feche. Mas o que você deve fazer no caso de um produto digital, que tem custo de produção próximo ao zero?

Se você atua em um mercado que já possui concorrentes, pode usar a comparação para estabelecer o seu preço e a sua margem de lucro. Contudo se o seu produto não tem concorrentes próximos, que possam gerar uma fonte de comparação, é preciso pensar no valor que o seu produto gera para o cliente, na escassez da sua oferta e nas possibilidades de progressão.

Como calcular margem de lucro ideal

Você deve pensar em termos de potencial de crescimento ao estabelecer uma margem de lucro. É importante que a sua margem de lucro seja sustentável a longo prazo e permita uma margem de crescimento, assim você garante que o seu negócio seja lucrativo também em longo prazo.

Um truque que eu uso muito em meus negócios é vender menos para crescer mais. Você deve estar se perguntando como isso é possível, mas a minha explicação é muito simples, na verdade. Eu sempre vendo menos do que eu poderia.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Ao observar a demanda pelo meu negócio eu tiro uma estimativa de quanto poderia vender e reduzo esta meta em pelo menos 30%. Fazendo isso eu controlo a oferta e isso me permite cobrar preços mais lucrativos, podendo assim investir em melhorias e inovações, melhorando meu produto. Isso gera mais valor para os meus cliente e com isso consig aumentar a margem de lucratividade, criando um ciclo infinito de melhorias e lucratividade.

Gostou dessa dica? Assine a nossa newsletter!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *