Conheça as Melhores Métricas de Vendas para o seu Negócio

métricas de vendas mais eficazes

Todo empreendedor, digital ou não, precisa saber com precisão qual é o grau de efetividade das suas campanhas e o quanto isso gera de negócios para a sua empresa. Por isso é importante saber como adotar métricas de vendas eficientes para obter estes dados.

As métricas de vendas são indicadores que mostram a performance do seu negócio diante do mercado e dos prospects que entram em contato. Muitos empreendedores e profissionais de vendas se apegam somente às metas estabelecidas e utilizam isso como o único parâmetro para medir o sucesso na área de vendas.

Já digo para você que isso é um erro!

CLIQUE e baixe o ebook!

Existem métodos mais eficazes de entender como está a atuação da sua equipe comercial, que verificam todo o processo de aquisição de clientes e podem trazer um cenário mais preciso sobre a performance do seu negócio frente ao mercado.

Número de oportunidades abertas

Esta primeira métrica deve estar ligada aos indicadores de desempenho da sua estratégia de Inbound Marketing.  O seu funil de vendas deve gerar uma quantidade de oportunidades para o seu negócio.

Isso significa que entre todos os leads cadastrados na sua base de inbound, existem alguns que realmente demonstram interesse em adquirir os seus produtos e serviços e são encaminhados aos vendedores.

Monitorar esta métrica é importante para não sobrecarregar a sua equipe de vendas, que tem uma capacidade limitada de atendimento. Se os vendedores estão atendendo mais oportunidades abertas do que conseguem, você pode perder clientes. Isso porque o profissional não terá capacidade de dar a atenção necessária a cada processo de vendas, perdendo clientes pelo caminho.

Usando esta métrica com sabedoria você poderá resolver alguns problemas: se o número de oportunidades abertas for baixo você deve melhorar o processo de geração e nutrição de leads. Contudo, se a quantidade for muito alta você pode precisar trazer mais profissionais de vendas para a sua empresa.

Taxa de vitória

Esta métrica diz respeito às vitórias conquistadas em cada etapa do processo de vendas. Para adotá-la é necessário que você tenha o seu ciclo de vendas bem desenhado. Estratégias e ações para cada uma das etapas devem constar nos relatórios comerciais dos seus vendedores, assim você saberá precisamente em qual área cada profissional precisa de apoio.

É possível que você perceba que grande parte das vendas do seu negócio é perdida no momento de refutar objeções do cliente, assim poderá ministrar um treinamento específico para contornar e vencer este problema e fechar mais negócios.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Receita e Ticket Médio por vendedor

Duas métricas essenciais para medir o sucesso financeiro do seu negócio, a receita total gerada por cada vendedor ao longo do mês, semana ou ano, e o valor médio de vendas de cada vendedor. Essas duas métricas são importantes para que você possa estabelecer metas de melhoria, verificar a sazonalidade e projetar o faturamento do seu negócio para o futuro.

Gostou dessas dicas? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de novas sacadas sobre empreendedorismo, vendas e marketing digital para pequenos negócios!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *