Como Usar Estratégias de Inbound Marketing no Seu Negócio

aprenda a usar o inbound marketing no seu negócio

Nós já tivemos uma conversa sobre o que é inbound marketing e as suas diversas fases para atrair e encantar novos clientes até que eles se tornem fiéis à sua marca. Hoje o nosso foco será o uso destas estratégias no seu negócio.

Porque o Inbound Marketing é uma boa opção para o seu negócio

Implementar o inbound marketing no seu negócio é essencial se você não conta com uma grande verba para anúncios. Isso porque o inbound custa até 62% menos do que as técnicas tradicionais do marketing.

Outra vantagem é a construção do interesse do cliente, que vai consumindo a sua marca de forma gradual até a finalização da compra, o que torna a fidelização destas pessoas muito mais fácil.

Como usar o inbound marketing

Não importa qual é o seu segmento de atuação, as técnicas do inbound marketing funcionam para negócios de todas as naturezas. Por isso é importante que você estude o seu público-alvo e entenda como pode se comunicar com ele.

As técnicas de inbound são baseadas em quatro momentos: a atração de novos prospects, a conversão das leads, o relacionamento e o encantamento dos clientes. Tudo isso é feito com base no comportamento do seu cliente e no valor que você entrega para ele.

Atração dos prospects

Atrair novas pessoas para o seu negócio é a primeira etapa do inbound marketing. É nesta fase que você deve fazer com que eles conheçam a sua marca.

Pessoas que estão nesta fase do funil de vendas normalmente são aquelas que eu costumo chamar de leads frias, ou seja, quem tem um problema que poderia ser resolvido através do seu produto ou serviço, mas ainda não sabe como isso poderia ser feito.

Esta é a fase em que estão a maioria dos seus futuros clientes!

Você atrai estes prospects para o seu negócio criando conteúdo de qualidade e fazendo a divulgação deste conteúdo de maneira otimizada.

A diferença nessa lógica está no foco da ação. Em vez de usar recursos para correr atrás de pessoas interessadas na sua solução, você usa a sua verba e energia para preparar um terreno propício para que elas venham até você.

As técnicas de SEO, links patrocinados, mídias sociais e blog são as mais usadas nesta etapa do funil do inbound marketing.

Conversão de leads

Uma vez que o prospect venha até o seu negócio, a próxima meta do inbound marketing é transformá-lo em um lead, ou seja, alguém que forneça os seus dados para viabilizar um aprofundamento da sua relação com a marca.

Os prospects se tornam leads em troca de algum benefício. As formas mais comuns de captação de leads é o desenvolvimento de materiais ricos, como ebooks, webinares, modelos (como planilhas e calculadoras prontas para uso), kits de conteúdo diversificado, ferramentas, questionários, testes e pesquisas.

Também é possível converter leads através de ofertas diretas, contudo estes leads normalmente estão em uma etapa mais avançada do funil e têm mais urgência na compra.

Relacionamento com leads

Uma vez que você tenha conquistado um novo lead, é importante criar um relacionamento com ele. Nesta etapa do funil de vendas o tratamento deve ser o mais personalizado possível. É importante que você entenda o momento do lead para fazer a abordagem correta.

Existem inúmeras ferramentas que fazem a automação deste processo. Entre as técnicas usadas por elas estão a nutrição de leads, e-mail marketing e automação de marketing. O resultado esperado para estas ações é a primeira compra.

Encantamento de clientes

Se engana quem pensa que o inbound marketing termina quando o cliente faz a sua primeira compra. A partir desta etapa é preciso encantar os clientes. Fazer entregas que surpreendam e manter o relacionamento ativo com o cliente que já foi conquistado são os objetivos desta etapa do funil.

A principal missão agora é fidelizar o cliente e transformá-lo em um divulgador da sua marca.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as técnicas de inbound marketing, que tal conhecer todas as sacadas e novidades do Ignição Digital? Assine a nossa newsletter gratuitamente e fique por dentro de tudo o que acontece no universo do empreendedorismo digital.

 

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