Por Que Você Deve Criar Uma Lista de Email (Saiba de Uma Vez Por Todas)

Criar Lista de Email: Saiba Como Isso Pode Aumentar Seus Lucros

Nós últimos dias, várias das entrevistas e depoimentos publicados neste site mostraram que criar lista de email foi fundamental para que empreendedores multiplicassem seus lucros. Se a lista de email é uma máquina de fazer dinheiro, como muitos dizem, por que tantas pessoas possuem listas que não geram nada?

Isso acontece porque elas não entendem conceitos simples e muito básicos que estão por trás da construção de uma lista. No entanto, para que os procedimentos possam ser aplicados de forma simples, é preciso que você tome alguns cuidados antes e durante a realização de sua campanha. E eu vou te dizer um negócio: pior do que uma lista que não dá resultado é uma que gera despesas e aborrece o seu público.

Você sabe os conceitos básicos da criação de uma lista? Sabe o que é um avatar? Esses são dois elementos cruciais para o sucesso do seu marketing e eles podem transformar um elefante branco em uma obra de arte.

Assuntos abordados neste texto

  • A importância das listas de email para o crescimento dos seus negócios
  • Como saber se uma lista tem potencial para gerar resultados
  • Entregando valor para sua lista

A Importância de Criar Lista de Email

A Importância de Criar Lista de Email

Qualquer pessoa sabe que ter um bom relacionamento com o cliente é algo benéfico. Se você vai em uma loja onde a pessoa lhe atende de cara fechada, como se estivesse fazendo isso obrigada, é muito provável que você não se sinta à vontade e não queira mais comprar nada dessa loja.

Por outro lado, se você é atendido com um sorriso e o vendedor se mostra uma pessoa muito atenciosa e empenhada em resolver seus problemas, é capaz de você voltar à loja só por causa dele. E o que isso tem a ver com criar lista de email?

A lista é uma das ferramentas que você pode usar para mostrar que se importa com o seu público. Isso significa que a lista será o seu vendedor com um sorriso no rosto, mas na internet.

Como Saber Se Sua Lista é Boa

Se você quer criar lista de email, saiba que uma boa:

  • Não pode ser comprada
  • Não pode ser alugada
  • Deve ser construída de forma que o inscrito deseje receber seus emails

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Mas por que eu não posso comprar uma lista com 1 milhão de emails? Você pode até pensar que cada compra que vier dessa lista é lucro, mas não é, pois a cada compra você terá várias marcações de spam e isso vai deixar o seu nome na blacklist dos servidores de email.

E qual é o problema de entrar na blacklist? Se você estiver na blacklist, as pessoas não receberão mais os seus emails e isso, além de ser um grande desperdício de dinheiro, é um grande desperdício de tempo.

Sabe como eu sei disso? Já estive no lado negro da força. Sabe o que é pior? Pode ter certeza de que é difícil sair da blacklist. Por isso ter uma lista grande não quer dizer nada. O que importa mesmo é como você conseguiu a lista e o que você faz com ela. Como dizem por aí, tamanho não é documento.

Mas se a questão não é o número de pessoas na lista, o que você deve fazer? Você deve motivar a pessoa a criar um relacionamento com você. Mostre que assinar a sua lista trará vantagens pra ela, mas tenha em mente que, quando você fizer isso, significa que você está prometendo para aquela pessoa que seus emails terão conteúdos de valor.

E, se você prometeu, tem que cumprir.

Entregando Valor Para Sua Lista

Entregando Valor Para Sua Lista de Email

Por que você deve entregar valor para a sua lista? Sabe aquele seu amigo que quase sempre que fala com você vai te pedir um favor? No começo do mês ele pede um favor e você faz. Se ele pedir outro favor uma semana depois, você pode até fazer. E se na semana seguinte ele pedir de novo? Pior, e se ele pedir favores por 2, 3, 4 meses seguidos?

É dessa forma que muitas pessoas enxergam os emails que são enviados por várias lojas e empresas. Elas simplesmente pedem um favor, ou seja, elas simplesmente tentam empurrar o produto para você.

E, da mesma forma que ninguém gosta de continuar fazendo favores para quem retribui, você não quer comprar de alguém que só faz jogar produto atrás de produto em sua caixa de entrada.

Banco de Relacionamento

E-mail Para Clientes Inativos: Como Recuperar o Relacionamento

Você não pode se iludir e achar que uma vez que o relacionamento for criado ele nunca mais será desfeito. Pessoas terminam até mesmo casamentos e o mesmo vale para o relacionamento com o cliente.

Claro, uma vez que esse relacionamento é construído fica muito mais fácil vender para aquela pessoa, mas isso não significa que você agora tem permissão para ficar empurrando conteúdo para ela. Imagine uma jarra cheia d’água. Quanto mais valor você passar para o seu público, ou seja, quanto mais informação de qualidade e dicas úteis ele receber, mais essa jarra será preenchida.

Ao fazer uma compra, é como se a pessoa colocasse um pouco da água em um copo e bebesse. O que aconteceu? A jarra perdeu volume. O volume dessa jarra representa a intensidade da sua relação com o público e você não pode deixá-la esvaziar.

E para criar relacionamento com o seu público, é preciso que você consiga o básico: se comunicar com ele. Mas se eu tenho a lista, já posso me comunicar, não é mesmo? Não exatamente.

Conversando Com o Público

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Para haver comunicação, é preciso que exista um canal – que neste caso é a sua lista –, mas também é preciso que os dois lados envolvidos queiram e consigam conversar. E eu deixo para você duas perguntas:

  • Você fala com o seu amigo de infância do mesmo jeito que fala com um possível parceiro de negócios?
  • Os assuntos são os mesmos?

Se você respondeu “não”, saiba que a mesma lógica é aplicada ao criar lista de email. E é aí que entra o avatar. Ele será o responsável por definir se você vai conseguir fazer com que seu público continue lendo suas mensagens ou não.

Se você está interessado em saber como utilizar suas listas de email para aumentar consideravelmente suas vendas, aconselho que veja os depoimentos sobre a Fórmula de Lançamento.

Recapitulando

Você viu:

  • A importância das listas para os seus negócios
  • Listas não podem ser compradas ou alugadas: elas precisam ser construídas
  • Mantendo o relacionamento com o público

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9 comentários sobre “Por Que Você Deve Criar Uma Lista de Email (Saiba de Uma Vez Por Todas)”

  1. Gostei muito do conteúdo! Obrigado! A técnica utilizada grava melhor na memória (mesmo com poucas imagens, texto inteligente estimula quadros e telas mentais ou storytelling).

  2. Excelente artigo…
    Percebo que a criação da lista, e saber ter uma conversa com o seu publico, e mandar um conteúdo de qualidade. Depois deste conceito e sabendo essas grande importância, agora é aprender a montar uma sequencia de email, e a criação de pagina poderosa para conversão, é testar e ver o que funciona.

    1. Olá a todos. Muito bom artigo. Eu já criei algumas listas de email mas não tenho conseguido gerar grande resultado. Muitas pessoas colocam o email mas acabam por não confirmar. Será que o problema pode estar na isca digital que terá de ser mais persuasiva? Obrigado e Parabéns pelo conteúdo.

  3. Excelente conteúdo.
    Passou bem a melhor melhor maneira de se construir uma lista, não somente observando as melhores técnicas, mas também a ética.
    Parabéns!
    Abs.

  4. Excelente…

    Acredito que construção de listas, e prospecção de leads, ainda seja uma das maiores “dores de cabeça” dos empreendedores digitais. Parabéns por enfatizar e explicar o efeito negativo oriundo da compra de listas de email, e apontar a eficiência de construir um relacionamento com seu público.

    Parabéns, novamente!

    Abs.

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