O Que é Business Intelligence?

O que é Business Intelligence?

Você sabe o que é Business Intelligence? Apesar de não ser uma tecnologia nova, o Business Intelligence, também conhecido como BI ou Inteligência de Negócios, como área de atuação profissional parece estar crescendo e alcançando mais destaque.

Resumidamente, BI poderia ser resumido como a coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que servem como suporte à gestão de negócios. Existem diversas ferramentas disponíveis para a realização dessas ações e o perfil do profissional de Business Intelligence é responsável, analítico e organizado.

De onde surgiu o Business Intelligence?

O termo “Business Intelligence” apareceu pela primeira vez no livro “Cyclopaedia of Commercial and Business Anecdotes”, de Richard Millar Devens, em 1865. O termo foi usado por Devens para descrever como o bancário Sir Henry Firnese conseguiu lucro ao receber informações sobre o ambiente e agir antes de seus concorrentes.

Já no século XX, o termo Business Intelligence ressurgiu na década de 1980 fazendo referência ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de dados contidos em Data Warehouses e Data Marts. Esse processo geraria informações e daria suporte à tomada de decisões empresariais.

CLIQUE e baixe o ebook!

Apesar de toda essa longa história, o termo ficou realmente famoso com o Gartner Group, uma empresa de consultoria tecnológica fundada por Gideon Gartner, empreendedor conhecido como “patriarca” da indústria de TI. Na década de 1990 o grupo definiu o que é Business Intelligence como “o processo de transformar dados em informação e através dessa descoberta transformar informação em conhecimento”.

Para que serve o Business Intelligence?

Agora que você já sabe o que é Business Intelligence e como ele surgiu, vou explicar como você pode usá-lo para melhorar os processos da sua empresa.

O que é business intelligence e para que serve

As técnicas utilizadas por BI extraem inteligência a partir de dados brutos, convertendo o volume de dados em informações relevantes através de relatórios analíticos. As informações se tornam conhecimento e influenciam nas decisões e planejamentos empresariais, transformando, portanto, volume (de dados) em valor (de negócio).

A transformação desses dados em inteligência permite que a empresa conheça melhor seus processos, podendo medir sua efetividade, controlá-los melhor e planejar mudanças necessárias.

Estar no controle dessas informações faz com que a empresa tenha um diferencial competitivo em relação aos concorrentes, pois existe aí a possibilidade de identificação de forças e fraquezas da companhia, de antecipação de ameaças e de melhor aproveitamento de oportunidades de negócio.

Quem diria que a partir de dados desestruturados, você poderia identificar novas oportunidades, desenvolvê-las e criar novas estratégias de negócios?

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

E o Business Analytics?

Muita gente acha que tem que ser time Business Intelligence ou time Business Analytics (BA). A realidade é que BI e BA são complementares!

Enquanto o BI disponibiliza seus dados em métricas e planilhas relativamente complexas, o BA surge como uma forma de facilitar o processo de decodificar as informações, auxiliando na análise dos dados encontrados para chegar a decisões operacionais mais precisas.

E aí, gostou deste artigo sobre o que é Business Intelligence? Então, assine também o canal da Ignição Digital no Youtube e receba em primeira mão os meus vídeos com sacadas sobre empreendedorismo e marketing digital.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

One thought on “O Que é Business Intelligence?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *