O Que é o Vale do Silício? Saiba Onde Fica e Sua Importância

O Que é o Vale do Silício? Saiba Onde Fica e Sua Importância

Este artigo é para você que não sabe o que é o Vale do Silício. Esse é o nome dado a região que ficou famosa por ser como um caldeirão borbulhante de ideias e inovações, sendo o maior polo de tecnologia e inovação do mundo. Por isso, se você quer saber onde está o sucesso, é importante conhecê-lo.

Além de ser um lugar famoso por nascerem negócios de alto impacto e lucros, o Vale recebe investimentos de vários países, o que promove o empreendedorismo e a inovação.

Neste artigo, você verá:

  • o que é o Vale do Silício;
  • onde fica o Vale do Silício;
  • como ele surgiu;
  • por que o Vale do Silício tem esse nome?;
  • como era a região onde fica o Vale?;
  • a constante expansão da região;
  • por que o Vale do Silício é importante?

O que é o Vale do Silício?

O Vale do Silício é o nome dado a região localizada na baía de São Francisco, na Califórnia, Estados Unidos. Essa região ficou famosa porque lá se formou um polo industrial composto por empresas e startups de tecnologia, computação e áreas afins.

Onde fica o Vale do Silício?

Ele está localizado em um agrupamento de cidades ao sul de São Francisco, na Califórnia, Estados Unidos.

Ele abriga municípios, como: Newark, Menlo Park, Campbell, Union City, Milpitas, Sunnyvale, Cupertino, Los Gatos, Santa Clara, Fremont, Redwood City, Saratoga, Los Altos, Mountain View e San Jose e o famoso Palo Alto.

Como ele surgiu?

Agora que já sabe o que é o Vale do Silício e onde fica, vamos entender sobre o seu surgimento.

O Vale começou a se desenvolver no ano de 1950, quando empresas do campo científico e tecnológico migraram para a região, com objetivo de fomentar inovações em seus campos.

Essas empresas tiveram grande apoio do governo e foram essenciais durante a participação dos EUA na Segunda Guerra Mundial e nas corridas armamentista e espacial da Guerra Fria.

Uma das primeiras pessoas a se instalar na região foi Willian Shockley, vencedor do Prêmio Nobel de Física. Para isso, ele recrutou oito jovens pesquisadores.

A empresa do vencedor do prêmio Nobel fracassou, mas seus funcionários persistiram e fundaram uma nova organização, a Fairchild Semiconductor, esse sim um negócio super bem-sucedido.

Eles seriam considerados, então, os fundadores do Vale.

O apoio da Universidade de Stanford também foi essencial para o surgimento e o progresso do Vale como um dos maiores centros de pesquisa e desenvolvimento do mundo.

Durante os anos 1940 e 1950, Frederick Terman, reitor de Stanford, estimulou professores e alunos recém-graduados a fundarem suas próprias empresas na região, surgindo, nesse período, nomes como Varian Associates e HP.

O incentivo governamental permanece até os dias de hoje e estimula a criação de novos negócios.

Por que o Vale do Silício tem esse nome?

O termo apareceu pela primeira vez em 1971, em uma série de artigos denominados “Sillicon Valley USA”. Esses textos foram escritos pelo jornalista Don Hoefler e publicados na revista Electronic News.

As razões para a escolha do nome são bem óbvias. O “vale” se refere literalmente a um acidente geográfico. Já “silício” faz referência ao elemento químico que é usado na produção de semicondutores. Esse material foi muito produzido na região e é usado pelas também muito numerosas indústrias de computação localizadas ali.

Como era a região onde fica o Vale?

A área da baía de São Francisco, onde fica o Vale do Silício, já era usada como local de pesquisa tecnológica.

A primeira estação de rádio dos Estados Unidos foi iniciada em San Jose, em 1909. No mesmo ano, a Universidade de Stanford comprou as patentes do arco de Poulsen, uma tecnologia de transmissão de rádio, fundando em Palo Alto a Federal Telegraph Corporation, empresa fundamental no desenvolvimento de sistemas de comunicação por rádio.

Alguns anos depois, em 1933, começaram a ser desenvolvidas pesquisas aeronáuticas ao redor da Base Aérea de Sunnyville. Lá se estabeleceram empresas de tecnologia para servir à Marinha.

A constante expansão da região

No Vale foram desenvolvidas tecnologias-chave como o circuito integrado baseado em silício, o microprocessador e o microcomputador.

Apple, Facebook e Google são algumas das megaempresas que têm sede ali. Por esses e outros motivos, muitos empreendedores de áreas afins sonham em abrir suas startups nessa região.

Devido a essa constante expansão, aconteceu uma hipervalorização da região do Vale. Surgiu ali um alto custo de vida que pode ser inacessível para jovens startups ainda sem grandes investidores.

Por isso, é importante ressaltar que só respirar o mesmo ar que os gigantes não garante sucesso, é necessário planejamento.

Desde o início do século XX a região tem sido o lar de muita pesquisa, experimentação e inovação.

Por que o Vale do Silício é importante?

É importante não somente saber o que é o Vale do Silício, mas também qual é a sua importância.

A região, por abrigar as maiores companhias de tecnologia e informação, exerce influência em várias partes do mundo, sendo uma das regiões responsáveis pelas maiores inovações tecnológicas da atualidade.

A maioria das empresas que se encontram no local estão ligadas ao mercado de eletrônica, informática, robótica e produtos periféricos.

É lá que nascem as tendências que, mais tarde, serão seguidas por empresas de diferentes países e segmentos.

Conclusão

Neste artigo você descobriu o que é o Vale do Silício e onde ele fica, além de entender sua importância, não só para os negócios nos Estados Unidos, mas para o mundo.

Além disso, abordamos um pouco da história sobre o surgimento do Vale e como ele tomou tanta relevância.

Continue no blog da Ignição Digital para mais conteúdos e curiosidades sobre negócios e empresas.

Fórmula de Lançamento - Ebook

Eu quero te convidar para o Mundo FL, um encontro virtual de 3 dias inteiros, das 9h da manhã às 9h da noite, aprofundando o conteúdo da Fórmula de Lançamento com as sacadas, as táticas e as estratégias que eu e os meus faixas-preta aplicamos e fizemos funcionar nos nossos negócios no primeiro semestre de 2021.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

8 thoughts on “O Que é o Vale do Silício? Saiba Onde Fica e Sua Importância”

  1. Gostei muito de saber a importância do Vale do Silício. Parabéns…Continue nos informando sobre esse fantástico mundo tecnológico….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *