O Que é Vale do Silício?

O que é Vale do Silício?

Como vocês sabem, eu já citei em outros artigos o Vale do Silício. Mas recentemente percebi que nunca respondi a uma questão fundamental: o que é Vale do Silício? Se você for empreendedor ou uma pessoa ligada no mundo das inovações tecnológicas, tenho certeza que já ouviu falar do Vale. A questão é: você saberia explicar para um amigo o que ele é?

Começando do começo, Vale do Silício é o nome dado a uma região localizada na baía de São Francisco, na Califórnia, Estados Unidos. Essa região ficou famosa por ser como um caldeirão borbulhante de ideias e inovação. Lá se formou um polo industrial composto por empresas e startups de tecnologia, computação e áreas afins.

Tudo sobre o que é Vale do Silício e o seu surgimento

O Vale do Silício começou a se desenvolver nos anos 1950, quando empresas do campo científico e tecnológico migraram para a região com o objetivo de fomentar inovações em seus campos. Essas empresas tiveram grande apoio do governo e foram essenciais durante a participação dos EUA na Segunda Guerra Mundial e nas corridas armamentista e espacial da Guerra Fria.

CLIQUE e baixe o ebook!

O apoio da Universidade de Stanford também foi essencial para o surgimento e o desenvolvimento do Vale como um dos maiores centros de pesquisa e desenvolvimento do mundo. Durante os anos 1940 e 1950, Frederick Terman, reitor de Stanford, estimulou professores e alunos recém-graduados a fundarem suas próprias empresas na região. Isso incentivou o surgimento de empresas como a Varian Associates e a HP.

Mas por que “Vale”? E por que “Silício”?

Para entender o que é Vale do Silício, é preciso saber que o termo apareceu pela primeira vez em 1971 em uma série de artigos denominados “Sillicon Valley USA”. Esses textos foram escritos pelo jornalista Don Hoefler e publicados na revista Electronic News.

As razões para a escolha do nome são bem óbvias. O “vale” se refere literalmente a um acidente geográfico, já que a região onde o polo se originou é marcada por – adivinhe só – um vale. Já “silício” faz referência ao elemento químico que é usado na produção de semicondutores. Esse material foi muito produzido na região e é usado pelas também muito numerosas indústrias de computação localizadas ali.

Mais de 50 anos de história. Ou seriam 100?

A área da baía de São Francisco já era usada como local de pesquisa tecnológica antes mesmo do Vale como o conhecemos hoje se instalar ali. A primeira estação de rádio dos EUA foi iniciada em San Jose em 1909. No mesmo ano, a Universidade de Stanford comprou as patentes do arco de Poulsen, uma tecnologia de transmissão de rádio, fundando em Palo Alto a Federal Telegraph Corporation, empresa fundamental no desenvolvimento de sistemas de comunicação por rádio.

Alguns anos depois, em 1933, começaram a ser desenvolvidas pesquisas aeronáuticas ao redor da Base Aérea de Sunnyville. Lá se estabeleceram empresas de tecnologia para servir à Marinha.

Constante expansão

No Vale foram desenvolvidas tecnologias-chave como o circuito integrado baseado em silício, o microprocessador, e o microcomputador. Apple, Facebook e Google são algumas das megaempresas que têm sede ali. Por esses e outros motivos, muitos empreendedores de áreas afins sonham em abrir suas startups nessa região.

Devido a essa constante expansão, aconteceu uma hiper valorização da região do Vale. Surgiu ali um alto custo de vida que pode ser inacessível para jovens startups ainda sem grandes investidores. Por isso é importante ressaltar que só respirar o mesmo ar que os gigantes não garante sucesso, é necessário planejamento.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Desde o início do século XX o Vale do Silício tem sido o lar de muita pesquisa, experimentação e inovação. Isso com certeza não vai mudar. Se não for possível estar lá, vamos então buscar aprender com aqueles que estão!

E aí, este artigo foi útil para você? Agora que você já sabe o que é Vale do Silício, compartilhe com os seus amigos e assine a newsletter para receber mais conteúdos excelentes em primeira mão!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *