Entenda a Governança Corporativa na Empresa Familiar

Entenda a Governança Corporativa na Empresa Familiar

Você já deve ter escutado que a realização de vida de muitas pessoas está ligada à família e ao trabalho. E quando o resultado da soma dessas variáveis é uma empresa, temos desafios importantes para enfrentar.

É muito comum no cenário sócio-econômico do Brasil a existência de empresas familiares. Muito comum também, é a falência dessas organizações por conflitos internos e falta de processos. Por isso, saber sobre a Governança Corporativa na empresa familiar é essencial para garantir a sobrevivência de seu negócio. Entenda mais e conheça os benefícios de trabalhar com esse sistema.

O que é Governança Corporativa na Empresa Familiar

Por definição, Governança Corporativa é um sistema para dirigir e acompanhar empresas, envolvendo a Diretoria, o Conselho de Administradores e os Órgãos Fiscalizadores.

CLIQUE e baixe o ebook!

Vamos simplificar?

Posso dizer que esse sistema é basicamente uma estrutura para gerar um bom relacionamento entre os sócios e os conselhos envolvidos, focando no desempenho econômico como objetivo principal.

Princípios familiares nas empresas

Costumo dizer que o guia de sobrevivência para uma organização familiar é: processos bem definidos + profissionais capacitados + diferenciais da família! Afinal, toda família tem sua cultura e seus valores que, se bem equilibrados, podem fazer uma diferença positiva dentro de uma organização.

A boa notícia é que por meio da Governança Corporativa na empresa familiar, alguns princípios ajudam a estabelecer métodos mais organizados e efetivos.

Princípios e boas práticas na Governança Corporativa

Esse sistema funciona com princípios bem claros:

  • transparência;
  • equidade;
  • prestação de contas;
  • responsabilidade corporativa.

Tenha esses valores como metodologia de funcionamento da sua corporação. Vai ajudar seu negócio a ficar mais organizado e vai elevar os seus resultados! Além desses princípios, quero te dizer três benefícios para empresas que decidam implantar esse sistema:

  1. 1. A empresa consegue acompanhar e controlar os negócios por meio de um Conselho de Administração.
  2. 2. Vai melhorar a qualidade da gestão, unindo a contribuição da família e à dos conselheiros externos;
  3. 3. Terá redução de riscos no processo de sucessão, com a nova organização dos processos.

 

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Cresça e fature mais ainda neste ano por meio da Governança Corporativa na empresa familiar! Não esqueça de analisar o cenário do mercado e ajustar processos internos. Faça tudo de acordo com a cultura organizacional – sem esquecer daquele toque familiar que pode fazer a diferença.

Agora que você entende sobre Governança Corporativa na Empresa Familiar, pode conferir também nossa publicação sobre a importância da cultura organizacional para sua empresa e já começar a tornar seus resultados mais eficazes!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *