Importância da Marca Registrada

Importância da Marca Registrada

A expressão marca registrada já diz muito sobre a importância desse documento para o seu negócio. Apesar de falarmos de forma hipotética quando usamos essa frase, podemos perceber que ela diz respeito a um passo importante para qualquer empreendedor, o fato do público conhecer você por sua característica principal.08

Há algum tempo eu te ensinei a registrar a marca e mostrei porque você deveria fazer isso, além de mostrar como proceder na hora de registrar sua marca mundialmente. Mas senti a necessidade de explicar de maneira um pouco mais profunda a importância da marca registrada para o seu negócio.

O que é marca registrada?

Eu entendo que na hora de abrir uma empresa, podem surgir uma série de dúvidas, como a necessidade da razão social e sua diferença com o nome fantasia, quais os documentos necessários perante a Justiça e a necessidade de ter autenticação em quase tudo o que fazemos.

E você deve estar se perguntando, “depois de tudo isso eu ainda preciso me importar com a marca registrada?” Se você quer ter sucesso no seu negócio, sim! Para as leis brasileiras, marca são sinais distintivos, visualmente perceptíveis, ou seja, exatamente aquilo que te difere da concorrência.

Aliás, essa é uma das palavras que mais nos deixa entender porque registrar uma marca é tão importante.

Fique de olho na concorrência

Você e eu sabemos que a concorrência é assídua em diversos setores brasileiros e sabe que para se “destacar da multidão” é necessário uma diferenciação. Então, o que quero que entenda agora é que, infelizmente, nem todo mundo é honesto no mercado, principalmente quando a concorrência é maior.

Vamos aqui imaginar uma situação. Você empreendeu com muito esforço, criou produtos e serviços de alta qualidade e os vende a um preço bem justo no mercado. Além disso, investiu pesado em comunicação, gestão e liderança e estudou minuciosamente o setor em que atua. Por isso, é um empresário de sucesso, com uma marca de sucesso.

No entanto, em um dia qualquer você recebe um e-mail sobre a reclamação de um produto, no outro dia o feedback negativo é sobre o atendimento de um funcionário. E aí você percebe que algo pode estar errado, afinal, você não tem aquele colaborador e a reclamação do produto não condiz com a qualidade do que oferece. Isso pode ser porque alguém tem a mesma marca que você!

“Como assim, Erico?” Simples, você tem sua empresa, mas não tem o registro da marca, alguém se aproveita disso e cria uma outra empresa com a mesma marca e no mesmo segmento e pior, passa a vender por conta de seu prestígio ou até mesmo criando réplicas do que você faz.

Propriedade intelectual

Ao registrar a marca, você se respalda judicialmente e garante a propriedade intelectual de seu negócio, garantindo assim que seu produto e suas peculiaridades não possam ser replicados por aí e que ninguém manche o seu nome no mercado. Afinal, tanto empenho e trabalho merecem um pouco de segurança.

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