Headcount — O que é e Como Utilizar na Gestão de Pessoas?

equipe discutindo sobre headcount

O headcount (contagem de cabeças) vai muito além de um número. Ele ajuda a traçar várias metas e na tomada de decisões também. 

Se você trabalha com gestão de pessoas, provavelmente, já deve ter ouvido falar de headcount. Mas será que você sabe aplicar esse conceito na prática?

O que o headcount representa?

O headcount fornece informações importantes sobre a equipe. Ele pode ajudar a estabelecer as metas e entregas. Nas indústrias, por exemplo, o aumento de colaboradores pode contribuir com a produtividade e, consequentemente, os produtos vendidos. 

Portanto, esse dado permite identificar, entre outros fatores, se o total de profissionais é suficiente de acordo com a demanda de cada setor. São diversas as vantagens de utilizar o headcount nas estratégias de negócios!

Conhecer os gastos com pessoal

Por meio do headcount você pode ter uma ideia de quanto cada profissional custa em média. Para isso, é necessário somar os gastos com os profissionais — incluindo o salário e os encargos trabalhistas — aos valores destinados a treinamentos, prêmios, etc. 

Depois, você terá que dividir esse total pelo headcount. O resultado será o custo médio gasto com cada colaborador. A sua empresa pode criar metas para aumentar ou diminuir esse valor, dependendo da situação em que está vivendo. 

Quando os negócios crescem, a tendência é que os empreendedores queiram aumentar os benefícios para motivar e fidelizar a equipe. Porém, há momentos em que alguns custos tenham que ser reduzidos. 

Ao ter dimensão da quantidade de pessoas e gastos, é possível pensar nas melhores ações para não desperdiçar dinheiro. Você também pode otimizar a equipe, aproveitando todo o potencial dos profissionais. 

Definir novos benefícios

Além do salário, existem diversos outros benefícios que a empresa pode proporcionar aos seus colaboradores. Por exemplo: cursos, academia, vale-livros e muito mais. 

Para saber exatamente quanto será gasto nisso, é necessário utilizar o headcount. Nesse caso, você deverá multiplicar o valor unitário pelo total de funcionários. 

Dependendo da região em que a empresa está, talvez seja possível fazer parcerias para obter descontos. A mensalidade da academia pode ser R$ 80, mas custar R$ 65 individualmente para grupos maiores de 15 pessoas. 

Nesse caso, o setor de RH pode negociar para conceder esse benefício para toda a equipe. 

Planejar o futuro

O headcount também ajuda a fazer projeções e criar cenários futuros. Se a sua empresa ganhar mais dez clientes, a equipe terá capacidade para atendê-los? Caso a resposta seja negativa, quantos profissionais deverão ser contratados?

Por sua vez, também é importante pensar em situações menos positivas. A perda de demanda obrigará você a enxugar a equipe ou é possível cortar outros custos? Quais setores sofrem mais com as oscilações do mercado? 

Todas essas questões podem ser resolvidas quando os gestores conhecem o número total de profissionais — e o nível de produtividade deles. 

Como usar o headcount nas suas estratégias

Como visto, o headcount pode ser decisivo em diversos momentos. Mas, afinal, você sabe usá-lo de maneira inteligente? 

Faça um organograma

O primeiro passo para entender a capacidade da sua empresa é saber como ela funciona de fato. Para isso, você pode mapear as posições existentes, identificando quantas pessoas ocupam cada cargo. 

Revise as descrições de cargo

Para saber qual é a capacidade de entrega do seu negócio, você precisará observar se as tarefas exercidas correspondem aos cargos. Essa revisão das posições profissionais também irá facilitar na hora de contratar novos colaboradores. 

Assim, é possível direcionar o processo seletivo para preencher determinados cargos, e não apenas tarefas. 

Analise a demanda

Será que as equipes estão com tempo ocioso ou sobrecarregadas? Lembre-se de que verificar apenas o número de profissionais pode ser insuficiente, pois algumas pessoas são mais produtivas que outras. 

Portanto, é importante avaliar a média de demanda e traçar cenários para melhorar a produtividade. Às vezes, organizar e engajar um setor pode ser decisivo para aumentar a produção, sem aumentar o headcount. 

Observe a diversidade

Quer ter uma equipe que sempre traz ideias criativas e atualizadas? Então, você deverá ter um time plural com vivências e perfis diferentes. Ao observar o total dos seus colaboradores, será possível enxergar o que falta para a organização. 

Apoiar a diversidade sempre é uma boa estratégia, pois permite trazer para o negócio novas visões de mundo e formas de resolver os problemas. 

Conclusão

Neste artigo você soube melhor o que é headcount e como esse número pode ser aplicado nas empresas. Que tal colocar esses aspectos em prática para melhorar a gestão do negócio?

Na Ignição Digital, você sempre tem dicas de gestão e empreendedorismo. Continue acompanhando os nossos conteúdos!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *