Quero Abrir um Negócio Próprio Mas Não Tenho Capital. Quais São as Minhas Opções?

Abrir um Negócio Próprio

O sonho de empreender seduz cada vez mais brasileiros e não é à toa que é crescente o número das micro empresas. Mas, muitas vezes, não ter dinheiro suficiente pode parecer que esse sonho está distante. Sempre que palestro, as pessoas costumam me perguntar: “Erico, quero abrir um negócio próprio mas não tenho capital. Quais são as minhas opções?”. Se essa também é a sua dúvida, continue comigo no post a seguir para descobrir um leque de possibilidades!

Tenha um plano de negócio

Eu sempre costumo iniciar com essa dica (tanto aqui nos posts quanto em palestras) porque é realmente o primeiro passo para empreender. Por mais que se tenha muita força de vontade e determinação, nada dará certo sem um plano inicial, e esse plano se chama plano de negócio.

Com o plano de negócio, as pessoas que querem abrir um negócio próprio conseguirão estruturar as bases do seu empreendimento por meio de estudos e pesquisas. Com o plano de negócios é possível também ter a dimensão de todas as características de mercado que pretende atuar, analisando aspectos primordiais: público-alvo, investimento inicial, período em que a empresa conseguirá se manter sem nenhum tipo de empréstimo, etc.

CLIQUE e baixe o ebook!

Tendo o planejamento em mãos, é possível ter muitas conquistas. Quando falamos em abrir um negócio com pouco dinheiro, estamos pensando também na possibilidade de pedir auxílio de bancos, investidores e sócios, e eles só oferecerão crédito com todos os riscos calculados e com um ponto tangível sobre o potencial negócio. Certo?

Empréstimos e Financiamento

Ir atrás de pessoas interessadas no seu negócio é necessário para que você obtenha o capital necessário. Nesse caso, existem diversas opções. Alguns bancos e instituições financeiras – inclusive as governamentais, como o BNDES e a Caixa – oferecem incentivos exclusivos para novos empreendedores. Com isso, as taxas de juros são abaixo do mercado. Existe também a Start Up Brasil. Ela é uma iniciativa nova do Governo Federal e oferece bolsas de até 200 mil reais e todo o apoio logístico para os novos empreendimentos. Bacana, não é mesmo?

Investimentos e Sociedade

Outra possibilidade para quem quer abrir um negócio próprio mas não tem capital é buscar por investidores ou sócios. Como disse no início, a melhor forma de fazer isso é apresentando o plano de negócios e claro, um bom discurso de vendas. Você, mais do que ninguém, precisa acreditar no seu negócio para que as outras pessoas também acreditem. Mas, muito cuidado para não “sonhar alto demais”. Digo isso porque muitos empreendedores esbanjam força de vontade e se esquecem de permanecer com os pés no chão. Ou seja, veja todas as possibilidades, tanto de acertos quanto de erros. Após isso, defina as repartições de lucros e a função de cada um dentro da empresa. É fundamental também definir o pró-labore para evitar problemas com a fiscalização trabalhista.

Vale lembrar que além dos programas governamentais, existem eventos de iniciativa privada que promovem encontros entre investidores e aspirantes a empreendedor, os chamados investidores-anjo. Atente-se aos noticiários para saber quando esses eventos acontecem.

Abrir um negócio próprio é burocrático?

Essa também é uma dúvida comum. No Brasil, apesar dos avanços tecnológicos, abrir uma empresa ainda exige um pouco de paciência. Antes de tudo, defina o nome e objeto social que pretende atribuir à empresa e verifique se o mesmo está disponível. Depois, faça o registro da empresa na Junta Comercial na Secretaria da Fazenda Estadual.

Registre o modelo de tributação mais apropriado para a sua empresa.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Abrir um negócio próprio não é fácil, mas dá um prazer enorme depois. Por isso, dê sempre um passo de cada vez e pesquise muito antes de fechar ou decidir qualquer assunto relacionado ao seu negócio.

Gostou do post? Deixe sua resposta nos comentários! Assine a nossa newsletter para receber conteúdos excelentes sobre o mundo do empreendedorismo!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *