Como Fazer Um Organograma de Uma Empresa de Pequeno Porte

como fazer um organograma de uma empresa de pequeno porte

Olá empreendedores, tudo bem com vocês? Que tal começar 2017 da melhor maneira possível? Aprenda hoje, neste artigo, como fazer um organograma de uma empresa de pequeno porte para organizar o seu trabalho.

O que é um organograma?

De forma resumida, um organograma nada mais é do que uma figura gráfica que representa a estrutura da empresa. Essa estrutura pode ser representada hierarquicamente, nos processos multiníveis, no desenho organizacional, especificando cargos e funções, entre várias outras coisas.

Entenda que o organograma é muito necessário para deixar bem claro quais são as diretrizes da empresa, seja para visitantes, clientes, fornecedores, novos colaboradores, etc.

Muito utilizado por empresas gigantes para formalizar quem é quem no processo organizacional, o organograma pode ser uma ferramenta interessante também para pequenas empresas, formalizando tudo o que envolve o negócio, seja no âmbito dos cargos, hierarquia, processos e o que mais você precisar!

Aprenda como fazer um organograma de uma empresa de pequeno porte

Entenda que o organograma é feito de caixas, sendo que cada caixa representará um cargo ou função dentro do seu negócio.

Portanto, o primeiro passo de como fazer um organograma de uma empresa de pequeno porte é listar todos os cargos dentro da sua empresa. Não esqueça de ninguém, desde a equipe de limpeza, segurança, até o comercial, administrativo, gerencial, etc.

Depois de listar todos os cargos você precisa organizá-los conforme a hierarquia dentro da empresa. Por exemplo:

– Presidente;

– Diretor de Marketing / Diretor Comercial / Diretor Administrativo;

– Gerente de Marketing / Gerente Comercial / Gerente Administrativo;

– Analista de Marketing;

– Analista comercial;

– Vendedor externo;

– Analista administrativo;

– Assistente administrativo;

– Porteiro;

– Servente geral;

– Estagiário.

Feito isso, você precisa montar de fato o seu organograma. Cada caixa representará um respectivo cargo, sendo que as linhas serão os elos de ligação entre um e outro. Por exemplo, o presidente tem uma linha direta com os diretores, que respectivamente tem linhas diretas com os gestores, que possuem linhas com analistas e assim por diante.

Feito isso você precisa conferir todas as linhas de comunicação entre um setor e outro, além de oficializar o documento validando todos os cargos.

O organograma deixa claro a linha hierárquica de toda a empresa, sendo um instrumento importante para departamentos de RH, administrativo e também para os novos colaboradores.

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2 thoughts on “Como Fazer Um Organograma de Uma Empresa de Pequeno Porte”

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