Como Fazer a Descrição de Cargos da Sua Empresa?

Quero iniciar este artigo com uma pergunta. Você já fez a descrição de cargos da sua empresa ou não conta com esse tipo de organização interna?

Esta não é apenas uma dúvida minha sobre seu negócio. Quero mesmo fazer você refletir sobre seus processos.

Uma companhia sem instruções bem feitas pode gerar confusão na mente dos colaboradores, refletindo em suas atividades e, consequentemente, nos seus lucros.

O que é a descrição de cargos?

A descrição de cargos nada mais é do que a especificação de uma função corporativa. Ou seja, profissionais que cumprem papeis distintos precisam compreender o que os diferem.

Isso colabora não só para o corpo de funcionários estar ciente de suas atividades, como também para a empresa encontrar e reter talentos com mais facilidade.

Como fazer esse tipo de descritivo?

Para fazer uma descrição de cargo eficiente, sugiro criar um documento para oficializar e centralizar as informações.

É imprescindível contar com alguns dados como:

  • • identificação;
  • • organograma;
  • • missão;
  • • formação acadêmica;
  • • competências;
  • • aperfeiçoamento;
  • • metas.

Confira mais sobre cada uma delas:

Identificação

A identificação é o nome do cargo, é importante que seja escolhido de forma clara, sugerindo já o que este profissional fará.

Por exemplo: Gerente de Projetos. Assim, entendemos que o funcionário fará a gestão dos projetos da empresa.

Organograma

No organograma estará uma lista hierárquica dos cargos da sua companhia e apontará em qual patamar está o Gerente de Projetos, seguindo com o mesmo exemplo.

Missão

Qual é o objetivo deste cargo? Liste de maneira macro.

Formação Acadêmica

Liste qual graduação ou cursos técnicos que este colaborador deverá ter como pré-requisito para ocupar a vaga.

Principais competências

Quais são as principais competências exigidas a quem vai executar a missão já estabelecida?

Responda com os atributos necessários.

Aperfeiçoamento

Neste tópico você pode inserir quais os cursos, ou mesmo temas mais gerais, que vão auxiliar na melhoria contínua deste cargo.

Isso é importante, pois, se você tem uma hierarquia empresarial, o colaborador precisa se sentir estimulado a crescer.

Metas

Por fim, quais as metas a serem atingidas que o fazer ser desse nível? O que deve fazer para ser promovido?

Agora que você já sabe tudo sobre como fazer descrição de cargos, não deixe para depois.

O que achou? Deixe seu comentário!

Quanto mais rápido começar a mudar a realidade da sua empresa, mais rápido também verá os resultados.

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