Método DMAIC — Conheça e Aprenda a Aplicar a Metodologia

Método DMAIC — Conheça e Aprenda a Aplicar a Metodologia

A sigla DMAIC — define, measure, analyze, improve and control — é um método que conta com cinco etapas fundamentais para proporcionar melhorias às empresas. Traduzindo para o português, essas etapas significam:

  • • definir;
  • • medir;
  • • analisar;
  • • melhorar;
  • • controlar.

Utilizando essa forma de trabalho, é possível garantir que problemas sejam identificados e processos sejam sugeridos para resolvê-los. Assim, toda a empresa consegue reduzir erros, otimizar tempo e pensar em estratégias melhores para cada projeto. 

A seguir, você irá entender melhor o que é, para que serve e como funciona o método DMAIC.

O que é o DMAIC?

O DMAIC (definir, medir, analisar, melhorar e controlar) é uma metodologia que pode ser aplicada no ambiente de trabalho focada no planejamento. 

Com ela, é possível colocar em prática uma estratégia que visa melhorar o desempenho, a performance e o lucro da empresa. E como ela faz isso? Com redefinição de processos para aumentar a satisfação do cliente final. 

O método tem como objetivo ajudar a dar um panorama geral dos dados, minimizar erros, cortar custos sem prejudicar e encontrar o caminho certo para os projetos. Tudo isso visando a melhoria contínua da empresa. 

Para que serve o método DMAIC? Veja quais são os objetivos

Podemos dizer que as etapas do DMAIC têm como objetivos proporcionar:

  • • melhora na gestão da empresa como um todo;
  • • localização de problemas — para minimizá-los; 
  • • criação de processos melhores e mais efetivos; 
  • • foco no planejamento; 
  • redução de custos e de desperdícios; 
  • • otimização de tempo e aumento da produtividade;
  • • aumento da visão estratégica;
  • • elevação da competitividade no mercado. 

Etapas do DMAIC: como funcionam?

Para você compreender melhor o funcionamento desse método, vamos usar um exemplo e explicar cada etapa dentro dele. Lembrando que essa prática pode ser aplicada tanto em empreendimentos físicos como digitais. 

1. Definir

Vamos supor que você tenha uma empresa que venda móveis planejados e esteja recebendo muitas reclamações de um cliente.

Esse é um problema e você precisa resolvê-lo, certo? Ao adotar o método DMAIC, você irá, primeiramente, definir onde vocês estão errando. Para isso, precisam mapear sobre quais pontos são as reclamações.

Depois, deverá definir também quem trabalhará com você para resolver esse problema, ou seja, quais serão as pessoas do time que vão buscar uma solução.

Juntos, vocês vão elencar quais passos serão tomados para resolver o problema. Ao fazer isso, serão definidas as mudanças no contrato e escopo do projeto, a visão do cliente e quais serão as ações mapeadas pela equipe. 

2. Medir

O segundo passo é medir o cenário atual. Ou seja, como os processos são feitos hoje, quais são os resultados e onde estão as falhas. 

Nessa etapa dados analíticos são bastante utilizados para que você entenda, em números, como está o andamento de sua empresa. 

3. Analisar

Com os dados levantados na etapa anterior, chegou o momento de analisá-los profundamente. Assim, poderá entender quais são as causas do problema, o quanto de prejuízo você está tendo com ele e pensar em oportunidades de melhoria. 

Por exemplo, imagine que você detectou que o comprador está insatisfeito por falta de cumprimento de prazos. Esse será o seu problema a ser resolvido! 

Sabendo disso, deverá analisar o quanto está perdendo e o quanto pode perder — caso o cliente decida encerrar o contrato com você, por exemplo. 

Depois, será necessário pensar nas ações que podem ser feitas para resolver a questão — pode ser uma organização de estoque, aproximação com fornecedores, mudança nos processos da logística, contratação de novos colaboradores, vistoria e controle de qualidade da produção, entre outros.

4. Melhorar

Com tudo mapeado, você precisa passar da teoria para a prática. Assim, o time que você montou deve começar as ações propostas para atingir a tão sonhada melhoria de processos. 

O plano de ação deve ser implementado e ele pode demorar cerca de 30 a 60 dias para trazer resultados visíveis. Aqui você pode testar propostas, analisar resultados, pontos positivos e negativos e implementar as mudanças que mostraram-se mais benéficas para aquele projeto. 

5. Controlar

Como em todos os processos de uma empresa, não basta somente elencar pontos e colocá-los em ação. Você deve também saber monitorar e controlar os resultados. 

Assim, você entende o que está dando certo e se o que você propôs está surtindo o efeito desejado. Além disso, ao ter um plano de controle, garante que haja melhoria contínua, processos implementados e resultados atingidos.

Você pode intensificar isso com treinamentos recorrentes para as equipes, revisão de processos e metas bem estabelecidas. 

Lembrando que, caso não tenha obtido o resultado que desejou, é importante que todas as etapas sejam refeitas até conseguir. 

Conclusão

Sobre o métodos DMAIC, você aprendeu:

  • • o que a sigla significa;
  • • o que o método é e propõe;
  • • para que ele serve;
  • • e como funcionam as suas etapas.

Coloque tudo em prática e veja a melhoria que deseja em sua empresa! Para ler mais conteúdos como este acompanhe o Ignição Digital.

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