O Que É Taxa de Conversão?

Aprenda o que é taxa de conversão

Como é sua relação com seus analistas ou agência de marketing digital que atende sua empresa? Independentemente da confiança, é sempre importante saber do que se tratam os números e taxas que são apresentados para você. Por isso hoje vou apresentar uma das mais importantes, a taxa de conversão.

Afinal, o que é taxa de conversão?

Vamos supor que em uma mesma rua existem duas concessionárias. Uma delas recebe 100 visitantes por dia, vendendo 10 carros. Já a segunda recebe apenas 50 visitantes por dia, contudo consegue vender também 10 automóveis. Qual das duas tem uma taxa de conversão melhor?

Fácil, não é mesmo? A segunda, pois, apesar de receber metade das visitas da primeira, consegue vender a mesma quantidade. Em números, nesse caso, a taxa de conversão da primeira seria 10%, enquanto a da segunda seria 20%.

Assim também funciona com o seu site. Você e todos os seus concorrentes são como vitrines de lojas, atraindo e recebendo vários visitantes por dia. A taxa de conversão é o número mágico de visitantes que são convertidos em clientes ou leads.

CLIQUE e baixe o ebook!

A conversão em si é uma ação induzida na página, podendo ser uma compra, cadastro, download, interação, dentre outras. Portanto, a taxa é referente ao número de vezes que essa ação foi concluída. Por exemplo, se você recebeu 100 visitantes essa semana e 3 converteram, sua taxa de conversão é de 3%.

Como aumentar a taxa de conversão?

Como aumentar a taxa de conversão?

Aumentar sua taxa de conversão implica diretamente também nos seus ganhos financeiros. Afinal de contas, um aumento de vendas vai levar também a uma maior lucratividade. Como sei que o crescimento desses números é do interesse de qualquer empreendedor, aqui vão algumas dicas para fazer isso acontecer!

Existe um conjunto de técnicas para otimizar as suas taxas de conversão, o chamado CRO (Conversion Rate Optimization). Ele consiste em analisar todo o seu canal de conversão e avaliar como seria possível melhorá-lo. Para já dar um norte, vou listar alguns dos pontos de atenção mais comuns.

Segurança e credibilidade

Muitas vezes um visitante escolhe onde vai realizar sua compra de acordo com a credibilidade e segurança que o site passa. O certificado de segurança SSL, por exemplo, é básico. Da mesma forma, é importante oferecer formas seguras de pagamento, como Paypal e PagSeguro.

Teste A/B

O teste A/B consiste na possibilidade de testar qual é a opção mais segura e efetiva para aumentar sua taxa de conversão, seja testando tipos de anúncios, mídias, formatos, layouts, cores, títulos, etc.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Para isso existem ferramentas muito eficientes, como o Google Analytics e o Klick Pages, em que você consegue criar e comparar páginas.

Design e usabilidade

Um site ou anúncio com design ruim não conquista o público-alvo e pode até acabar levantando desconfiança. Além disso, a usabilidade é extremamente importante. Se não por outros motivos, pense que um site que não é responsivo inibe a navegabilidade de usuários mobile, perdendo possíveis conversões.

Comece dando atenção a esses três pontos e veja sua taxa de conversão decolar! Para alcançar resultados ainda melhores, leia também meus artigos sobre como aumentar vendas com Marketing Digital e erros que te impedem de aumentar vendas no e-commerce.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

2 thoughts on “O Que É Taxa de Conversão?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *