5 Dicas de Oratória Matadoras Para Melhorar Suas Apresentações

5 Dicas de Oratória Matadoras Para Melhorar Suas Apresentações

Boas dicas de oratória podem te ajudar a transmitir confiança em suas falas, aumentar o poder de persuasão do seu discurso, transmitir credibilidade e até mesmo mediar conflitos. 

A oratória é, em poucas palavras, a habilidade de falar em público. Conseguir se expressar adequadamente é essencial para qualquer profissão, mas é ainda mais importante para quem ocupa cargos de liderança ou quer pleitear uma vaga do tipo na empresa. 

Mas, boas dicas de oratória podem ajudar em muito mais do que apenas no ambiente de trabalho. Pode, por exemplo, ajudar em conversas particulares e na vida pessoal. Afinal, tudo na vida está relacionado ao poder da comunicação. 

Ao longo deste artigo você vai aprender o que é a oratória, além de receber algumas dicas realmente matadoras. Confira o que preparamos abaixo e descubra! 

Afinal, o que é a oratória?

Antes de ter acesso às melhores dicas de oratória para implementar em seu dia a dia, primeiro precisa compreender totalmente esse conceito. 

A oratória é a arte de falar bem em público, mas com um objetivo: convencer o outro de alguma ideia ou ponto de vista que você queria passar. 

É preciso muito mais do que habilidades em argumentação para ser um bom orador, pois a fala deve envolver, também, aspectos emocionais para fazer com que os ouvintes realmente se envolvam com aquele discurso. 

Hoje a Ignição Digital dissecou os melhores direcionamentos para quem quer falar em público com excelência e reuniu nas melhores dicas de oratória! Veja abaixo:

1. Domine o assunto que será falado

A primeira dica da nossa lista pode parecer óbvia, mas, na verdade, é frequentemente deixada de lado por quem está se preparando para um discurso importante. Não basta saber sobre o tema que será falado, é preciso realmente dominar todos os aspectos dele. 

Se você não tem total conhecimento sobre aquele assunto, na hora H o nervosismo pode de atrapalhar e te fazer esquecer tudo aquilo que você imaginou que estava na ponta da língua. 

Para não deixar nenhum ponto de lado, elabore um roteiro com todas as ideias que deseja passar. E lembre-se: os mais famosos discursos do mundo também foram roteirizados. 

2. Treine sua dicção 

A forma como você articula as palavras é parte essencial do seu discurso. Isso significa que, se você não tem uma boa dicção, dificilmente vai conseguir transmitir ao seu público a ideia desejada. 

Para treinar esse aspecto, crie o hábito de ler em voz alta na frente do espelho com algum tipo de obstáculo na boca, como um lápis. Preste atenção na pronúncia dos fonemas com calma e leia cada uma das sílabas sem errar. 

3. Estabeleça contato visual

Lembra que dissemos lá em cima que nossas dicas de oratória também incluiriam aspectos psicológicos? É exatamente isso que o estabelecimento de um contato visual com seu público oferece. 

Ao fazer isso, você automaticamente estabelece uma relação de confiança com quem está te assistindo. Dessa forma, o interesse não se perde.

Mas, lembre-se: todos na plateia devem se sentir parte disso, então tente passar por todos os rostos que estão te olhando e não fique encarando apenas parte dela. 

4. Aprenda o poder da gesticulação é uma das grandes dicas de oratória

5 Dicas de Oratória Matadoras Para Melhorar Suas Apresentações

As palavras que saem de nossa boca não são a única maneira de se comunicar. O nosso corpo também fala e entender o que isso significa pode trazer vantagens enormes para seus discursos. 

Dentre as dicas de oratória, essa é, provavelmente, a menos óbvia. Quando movimentos nossas mãos ou braços enquanto falamos, estamos trazendo ainda mais sentimentos junto com as palavras. Veja alguns direcionamentos:

  • – mantenha a cabeça erguida;
  • – mantenha uma postura ereta;
  • – evite cruzar os braços;
  • – evite colocar as mãos nos bolsos;
  • – evite levar as mãos à boca;
  • – não fique paralisado no palco.

5. Aplique a variação na intensidade da voz e da fala

Ninguém se interessa por uma palestra monótona e repetitiva, não é mesmo? Por isso, prestar atenção em recursos com intensidade da voz e da fala pode impulsionar os resultados da sua apresentação. 

Pessoas que mantém sempre o mesmo tom não conseguem transmitir sentimentos em suas falas, mas é preciso ter equilíbrio. Gritar também não funciona, por isso sua oratória deve transitar entre tons altos e baixos. 

Conclusão

Nós temos exemplos de grandes líderes que só chegaram ao topo por conta de suas extraordinárias habilidades de oratória. Com os direcionamentos que passamos aqui hoje, você pode ser o próximo. 

Neste artigo você aprendeu:

  • – o que é oratória;
  • – que é importante dominar o assunto que será tratado;
  • – a importância de treinar sua dicção;
  • – as razões pelas quais deve estabelecer contato visual;
  • – o poder da gesticulação;
  • – a importância da intensidade da voz. 

Agora, pode aplicar essas dicas de oratória em seu dia a dia e alcançar resultados mais expressivos em seu dia a dia! 

Para mais artigos como esse, basta continuar acompanhando a Ignição Digital

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *