Como Ser Disciplinado com Datas e Entregas no Trabalho

Como Ser Disciplinado com Datas e Entregas no Trabalho

Ter disciplina em seu cotidiano no trabalho permite que você seja mais produtivo e entregue muito mais qualidade em sua função. Porém, nem sempre é simples entender como ser disciplinado para aproveitar tais benefícios!

Esse aspecto é muito particular, e cada trabalhador se organiza e entende seus processos de maneira única. Entretanto, existem algumas dicas que podem fazer a diferença e te ajudar a lidar melhor com prazos e entregas para crescer na empresa. Confira algumas neste artigo!

Entenda seu ritmo e seu jeito de trabalhar

Cada um tem sua maneira própria de trabalhar, e isso influencia totalmente em algo como ser disciplinado. Ninguém tem o mesmo ritmo, e para aproveitar melhor a sua força de trabalho ao longo do dia você precisa conhecer o seu.

Pense assim: tem 10 entregas para fazer durante a semana, mas não consegue fazer todas as demandas e deixa uma ou duas atrasadas com frequência.

Você logo pode pensar que é insuficiente, que não atende às necessidades da sua área. Porém, se não conhece o seu ritmo de trabalho, como vai saber se não pode entregar mais?

Por isso é tão importante pensar em como você executa suas tarefas. De repente o seu jeito de trabalhar está fazendo com que gaste energia com as demandas erradas, ou simplesmente pode ser que você esteja com trabalho demais para aquelas semanas.

Ou seja, pode ser que você até saiba como ser disciplinado, mas falte organização do tempo.

Conhecendo seu ritmo, poderá programar quantas demandas conseguirá fazer em um determinado período e, então, organizar-se de maneira que aquilo não gaste tanta energia, ou que pelo menos ela seja destinada para as entregas corretas.

Fazendo isso, há muito mais chance de você conseguir entregar todas as demandas e ver que, de fato, você é muito mais ágil do que imaginava!

Saiba priorizar tarefas

Quando se trabalha com entregas individuais de projetos, é comum que haja uma certa confusão sobre o quê deve ser feito primeiro, não é? Mas você não pode chegar, sentar em sua mesa e só então pensar “ok…o que faço agora?”

Isso deve estar certo em sua mente e no planejamento da semana. Por isso você precisa saber priorizar as tarefas.

Uma boa dica é pegar toda a demanda que seria feita em determinado período e, então, alinhá-la por datas de entrega. Com isso, você corre menos risco de chegar à data final e pensar que não há mais tempo para fazer aquela atividade, e ela atrasará.

Quando possível, planeje toda a semana já na segunda-feira. Se você souber tudo o que tem que fazer, não ficará tão preocupado e ansioso, e qualquer atraso poderá ser calculado com antecedência.

Essa dica, inclusive, é uma das principais ideias dos métodos ágeis de trabalho, que visam fazer mais em menos tempo, com entregas de maior valor para o cliente. A priorização evita que haja retrabalho, atrasos e um mau uso do tempo disponível para executar as funções diariamente.

Assuma a propriedade sobre suas atividades

Muitos trabalhadores, seja por insegurança ou incertezas, não assumem a total responsabilidade e propriedade por suas tarefas e projetos, e isso é um grande problema.

Se alguém confia uma tarefa a você e ela é aceita, as duas partes acreditam que você será capaz de entregá-la no prazo, certo? Caso contrário, tem algo errado e precisa haver uma conversa para alinhar as expectativas.

Mas se você aceitou, porque passá-la para outra pessoa? Ela é sua, e deve ser sua até o final, independentemente do que seja! Isso é ainda mais evidente ao controlar um projeto inteiro sozinho.

Quando a sua equipe sabe responder sobre ele melhor do que você, é um sinal claro de que sua autoridade sobre toda a organização das demandas é pequena, e isso pode mostrar não só insegurança, mas também descaso com o andamento das entregas.

Sem falar que quando você não acompanha o seu trabalho, é mais fácil de perder datas e atrasar mais ainda.

Ou seja, assuma 100% aquilo que é seu e saiba melhor do que ninguém como tudo anda. Isso demonstra comprometimento e controle — características essenciais para alguém com disciplina

Não há como ser disciplinado sem respirar um pouco

Foco e produtividade são muito importantes para quem quer saber como ser disciplinado, mas ninguém consegue ficar todo o tempo do mundo focado em algo ou produzindo sem parar. As pausas são importantes para manter a disciplina!

O cansaço é um grande fator que, muitas vezes, nos impede de dar o máximo de nós em qualquer tarefa. Não é à toa que técnicas focadas em produtividade programam pausas estratégicas.

É o caso da Pomodoro, que divide os períodos de meia hora em 25 minutos de trabalho e mais cinco de descanso.

A cada quatro ciclos (chamados de pomodoros) então, você faz uma pausa um pouco maior, de 15 a 30 minutos, para descansar. Assim você “oxigena o cérebro” e deixa sua mente pronta para atuar com mais agilidade.

Portanto, ao perceber que precisa respirar um pouco para continuar, faça isso.

Saiba, é claro, dividir o seu tempo entre pausas determinadas e a execução das tarefas, mas não pense que parar um pouco pode ser prejudicial. Na verdade, ajuda e é necessário para que você consiga produzir melhor, com a mente mais fresca e descansada.

Conclusão

Ser disciplinado vai muito além de entregar tudo em dia e tentar acelerar seus processos para atender às demandas. É um misto de autoconhecimento, paciência e compreensão do todo.

Tome conta dos seus projetos, busque as melhores maneiras de lidar com as entregas e entenda o seu ritmo. Não se esqueça das pausas e tenha muito sucesso!

Gostou das dicas para entender como ser disciplinado e melhorar seu desempenho no trabalho? Confira mais sacadas assim aqui, no Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *