Entenda Como Funciona o Funil de Aquisição de Clientes

funil de aquisição de clientes

São os novos clientes que fazem a sua receita aumentar. Por isso, atrai-los é uma necessidade constante. O que muitos empreendedores não sabem é que, com algumas técnicas, é possível facilitar esta tarefa ao máximo. Esse é o caso do funil de aquisição de clientes.

Ele representa a jornada que todo consumidor percorre até o momento da compra. Entender como funciona esse processo é importante para que você possa pensar em estratégias eficazes para cada momento. E, assim, guiando o consumidor para a conversão.

Toda aventura começa com um personagem

Você, provavelmente, já assistiu a muitos filmes, certo? As primeiras cenas sempre são dedicadas a nos apresentar os personagens da história. Da mesma forma, a sua primeira missão ao pensar em um funil de aquisição de clientes é descobrir quem são as pessoas que podem comprar da sua empresa.

Esse estudo vai além da descoberta do seu público-alvo. É preciso entender a personalidade, as dores, angústias, desejos e até dar um nome para as pessoas que você deseja atingir. Na linguagem do marketing, esses perfis complexos são chamados de personas.

Topo de funil: o início da jornada

Uma vez que você tenha descoberto a identidade das suas personas, é preciso identificar como elas começam a jornada épica. Esse é o momento da compra de um produto ou serviço. É o absoluto topo do seu funil de aquisição de clientes.

No topo do funil, o seu potencial cliente se depara com um desafio que precisa de solução, mas ele ainda não sabe como pode solucionar esse problema e, então, começa a pesquisar na internet.

É aqui que começa a sua estratégia: produzir conteúdo gratuito sobre o problema que o seu produto ou serviço pode solucionar. Dessa forma, ele se tornará visível, atraindo visitantes para a sua página. Você pode fazer isso por meio de artigos em um blog, conteúdo nas mídias sociais, um canal de vídeos no Youtube ou qualquer outra forma que traga visibilidade para o seu negócio.

Meio de funil: aprofundando o relacionamento com os visitantes

Se você produzir conteúdo de qualidade nos seus canais de comunicação online, muito provavelmente começará a criar uma audiência em torno da sua página. A partir dessa etapa, a sua missão é transformar uma parte dessa audiência em leads. Ou seja, pessoas que forneçam dados para o seu negócio de forma a permitir um relacionamento mais profundo.

Essa conversão é feita a partir de ofertas que tragam algum benefício para o consumidor. Pode ser feita com um formulário que dê o orçamento do seu produto. Também é possível fornecer, gratuitamente, um material mais complexo, como um e-book ou webinar sobre a sua área de atuação.

Os leads são nutridos com conteúdo mais específico de acordo com as suas preferências e graus de envolvimento com a marca. Dependendo do tamanho da sua audiência e da quantidade de leads gerados, é interessante adotar uma ferramenta que automatize esse processo.

Somente quando os leads já demonstram um nível satisfatório de envolvimento com a marca é que podem passar para o fundo de funil e abordagem de vendas.

Fundo de funil: o momento decisivo

Para o consumidor chegar a essa etapa do funil de aquisição de clientes, é preciso que ele já tenha descoberto um problema, se interessado pela sua resolução e entendido que o seu produto pode resolver aquela questão.

No fundo do funil, o consumidor começa a considerar a compra. Esse é o momento de usar estratégias mais diretas para a conquista desse cliente. É o momento também de colocá-lo em contato com a sua equipe de vendas. Desse modo, a compra será muito mais fácil e natural para ambos os lados.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o funcionamento do fluxo de um funil de aquisição de clientes, baixe o e-book: Guia Definitivo do Marketing Digital e alavanque seu negócio!

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