Montar Uma Equipe Eficiente: Como Vencer Esse Desafio?

Um dos maiores desafios de um empreendedor é montar uma equipe que atenda todas as necessidades do negócio de forma eficiente.

E existem alguns pontos em que muitos empreendedores erram. Por isso tantas vezes você como dono de negócio precisa mexer na equipe e mesmo assim acaba insatisfeito por nunca atingir os resultados esperados.

Antes de montar equipes, comece olhando para você

montar_uma_equipe_voce_ja_enfrentou_esse_desafio02

Todo mundo tem uma habilidade especial. Algo que saiba fazer melhor do que outras pessoas e você como empreendedor não é diferente.

Mesmo que você seja o dono do negócio não se obrigue a fazer tudo e, mais do que isso, não se obrigue a saber fazer bem todas as funções que o seu negócio precisa. Ninguém é bom em tudo.

Você já parou pra pensar qual é a sua habilidade única?

Observe aquilo que você faz de melhor e concentre-se nessa função. Assim você vai executá-la de uma forma ainda mais eficiente, já que estará focando quase todo o seu tempo nela.

A partir daí você vai começar a buscar pessoas que vão agregar valor ao seu negócio, com habilidades diferentes das suas e que te superem naquilo que você não faz tão bem.

É muito comum encontrar chefes e donos de negócios que não obtém os resultados esperados por não admitir que ninguém faça nada melhor que eles, que não motivam os  membros da equipe a focarem no que são bons. E é aí que está o problema.

Você como dono de negócio quer os melhores resultados para sua empresa, certo?

Então como você pode querer que os membros das equipes que você monta não te superem em algumas funções? Você deve ter em mente que o que interessa no final de tudo é que o seu negócio atinja excelentes resultados.

Antes de pensar em qualquer equipe, faça o teste, olhe pra si mesmo. O que você faz de melhor no seu negócio? Desenvolvimento de produto, contabilidade, gerenciar pessoas, lidar com clientes?

CLIQUE e baixe o ebook!

Descubra a sua habilidade única e siga o conselho do Steve Jobs.

montar_uma_equipe_voce_ja_enfrentou_esse_desafio03

Habilidade profissional dos membros do grupo é suficiente para ter uma equipe eficiente?

Eu aposto que no seu meio social você conhece inúmeros profissionais muito bons no que fazem. Um ótimo advogado. Um médico excelente. Um contador eficiente.

Mas como é lidar com essas pessoas? Como seria se você tivesse que trabalhar com elas todos os dias da semana?

Difícil né?

Muitas vezes as empresas enfrentam sérios problemas nas equipes e não entendem o por quê. E os donos de negócio sempre se perguntam por que isso acontece se as pessoas têm currículos tão excelentes e são tão bons no que fazem.

Mas eles se esquecem de um detalhe: empresas são como comunidades.

Por definição, a comunidade é um grupo de pessoas que convive no mesmo espaço e interage entre si. Logo, um ambiente de trabalho é o espaço da comunidade e as pessoas que fazem parte dela são os membros da equipe.

Mas e o terceiro ponto, a interação? Será que levam em consideração?

montar_uma_equipe_voce_ja_enfrentou_esse_desafio04

Quando você vai contratar os membros da sua equipe, você pensa que a personalidade e o comportamento deles pode influenciar nos resultados do seu negócio?

As habilidades profissionais de uma pessoa são primordiais para elas exercerem bem uma função e entregarem resultados.

Só que montar uma equipe de boa performance não para por aí.

Quando for contratar alguém faça um teste de personalidade. Existem diversos tipos de testes disponíveis para serem aplicados.

Veja como o futuro membro da sua equipe se comporta, porque muitas vezes é a personalidade e o comportamento de uma pessoa que estragam os resultados de uma empresa. E não o fato de ela não saber executar bem uma atividade ou outra.

Mesmo que a pessoa não esteja 100% apta a ocupar a vaga específica para a qual ela esteja sendo contratada, se o comportamento dela estiver de acordo com o que você espera para sua empresa, faça a contratação.

Atividades se aprendem, treinamentos aperfeiçoam, mas personalidades e comportamentos dificilmente são alterados.

Os membros da sua empresa se classificariam como uma equipe de amigos?

Quanto mais avançamos na modernidade, mais se fala em qualidade de vida no trabalho. E um dos fatores que diminuem essa qualidade é a convivência com os colegas de trabalho.

Sabe aquelas coisas que você pensa que só existem na TV e no cinema? Puxadas de tapete, inimizades, dificuldades de realizar projetos juntos porque o foco está só na competição, entre tantas outras más características…

Elas existem na vida real e se você não tomar cuidado elas podem prejudicar os resultados do seu negócio.

Ao contrário do que muitos donos de negócio pensam, é o seu papel como empreendedor também garantir um ambiente de trabalho que não estimule esses tipos de ações.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Isso começa com o que já falamos aí em cima, de verificar se as pessoas tem  comportamentos adequados para o seu time.

Quando eu pergunto se os membros da sua empresa se classificariam como uma equipe de amigos não estou falando que precisa ser no sentido estrito, que compartilhem segredos ou convivam fora do trabalho.

Mas sim que acreditem na ideia de trabalhar em um ambiente em que todas as pessoas contribuam para o bem-estar de cada um e do grupo.

montar_uma_equipe_voce_ja_enfrentou_esse_desafio05

Amanhã é sábado e suponha que os seus amigos te convidaram pra um churrasco na casa deles. Você não fica animado desde hoje porque vai encontrar as pessoas que você gosta? Pois é. O mesmo deve acontecer com o ambiente de trabalho.

Como você espera que os membros da sua equipe sintam-se felizes de retornar ao ambiente de trabalho e produzir da melhor forma possível se vão encontrar pessoas com as quais se sentem mal? Isso afeta diretamente os resultados do seu negócio.

Montar uma equipe eficiente levando todos esses fatores em consideração é muito importante para ter bons resultados. Além de ter uma boa equipe muitos outros fatores devem ser levados em consideração para alavancar o seu negócio. Se você quer aprender técnicas que vão aumentar os seus resultados inscreva-se agora no 7º Workshop Online e Gratuito da Fórmula de Lançamento.

QUERO PARTICIPAR DESSE WORKSHOP

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *