A Dica de Ouro Para Um Networking Eficiente

Networking não é uma questão de urgência, é uma questão de paciência” – Max Gehringer

Você já ouviu algum amigo dizer que fez um ótimo networking em um evento de trabalho porque voltou de lá com o saldo total de zero dos próprios cartões e 100 de outras pessoas?

Ou até você mesmo já tenha passado por isso e se deu conta que aqueles 100 cartões que você juntou só serviram pra você contribuir com a coleta seletiva da sua rua.

a_dica_de_ouro_para_um_networking_eficiente02

Talvez isso aconteça porque você ainda não conhece a melhor maneira de fazer networking e os reais resultados que você pode atingir com ele. Quando você descobrir a regra de ouro a sua rede de contatos profissionais nunca mais será a mesma.

O que é networking?

Ao pé da letra networking significa estabelecer conexão com alguém, criar uma rede de contatos.

Mas fazer essas conexões e criar essa rede não é tão simples como muita gente pensa.

O networking exige certa aptidão social, ou seja, boa capacidade de se relacionar com pessoas. Caso contrário como você vai criar uma conexão eficiente?

Mas calma, a boa notícia é que se você não tem essa capacidade ela pode ser desenvolvida com treinamentos.

O importante que você deve aprender agora é que tudo que você ouviu sobre networking até hoje pode estar tendo o efeito contrário que você gostaria.

A dica de ouro sobre como ter um networking eficiente

Se você está lendo esse artigo até aqui imagino que você esteja a espera de descobrir qual é, afinal, a regra de ouro do networking.

a_dica_de_ouro_para_um_networking_eficiente03

CLIQUE e baixe o ebook!

Como assim?

Imagine que você está em um evento do seu meio profissional e conhece alguém. Você conta um pouco sobre a sua experiência, o que você sabe fazer, seus interesses e a pessoa faz o mesmo.

Na hora de se despedir, vocês trocam cartões e cada um guarda o cartão do outro no bolso, assim, sem nenhum esforço.

Foi assim que você fez networking até hoje, acertei?

Mas tem um problema: pode ser que a pessoa te ligue de volta, mas pode ser que não.

Pode ser que ela jogue fora, pode ser que ela não se lembre qual é o seu cartão dentre tantos, pode ser que aquela calça vá lavar junto com o seu cartão, pode ser que ela tenha recolhido tantos cartões que desanime em manter contato…

Agora pense em uma segunda situação.

O começo se repete: você conhece alguém, fala sobre interesses, experiências, etc. E aí no final da conversa ela pede o seu cartão e você diz que não tem cartão, mas que ela pode anotar os seus contatos no celular se ela quiser.

Nesse momento a pessoa tem que tirar o celular do bolso, anotar o seu nome, o que ajuda a reforçar a lembrança, depois salvar seu número e e-mail.

E não para por aí.

Você pede pra ela te mandar uma mensagem para que você também possa salvar o número dela. Neste momento, a conexão entre vocês fora daquele evento já começou.

a_dica_de_ouro_para_um_networking_eficiente04

Se ela teve o esforço de fazer todos esses passos existem grandes chances que o interesse profissional dela em você e nas informações que vocês trocaram é mesmo relevante.

Pode até ser que depois do encontro a conversa não seja retomada imediatamente. Mas, em quanto aumentam as chances de ela lembrar de você quando precisar de alguém com o seu know-how?

Isso não vale só dentro do empreendedorismo, no mundo dos negócios. Uma pesquisa realizada aqui no Brasil demonstrou que 70% das pessoas que deixam empregos se recolocam no mercado por meio do networking.

Tá vendo como a qualidade de uma conexão vale mais que mil cartões?

a_dica_de_ouro_para_um_networking_eficiente05

As conexões são apenas uma parte da equação da sua rede de relacionamento

As conexões que você cria com as pessoas é o princípio do networking. Mas a sua rede relacionamento pode contribuir muito mais pro seu negócio que você imagina.

As pessoas que você conhece e se conecta ao longo do tempo podem representar soluções, conhecimento e consequentemente transformação para o seu negócio.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Existem grandes chances de elas te ensinarem alguma coisa que vai fazer você poupar dinheiro, por exemplo.

Ou então algumas delas podem ter tido problemas no passado que você pode também vir a ter e elas podem evitar que você tenha que enfrentar todo o caminho para resolver. A conexão é uma forma de agregar conhecimento ao seu negócio.

a_dica_de_ouro_para_um_networking_eficiente06

Pensando nisso, existem duas regras extras em relação a sua rede de relacionamento:

1- Networking é uma via de mão dupla: não crie conexões só esperando ajuda, queira ajudar as pessoas também

2- Administre as conexões ao longo do tempo: dê valor aos contatos que você fez no passado, você nunca sabe quando eles serão úteis para o seus negócios e você será útil para o negócio deles

E se você ainda não acredita que a conexão com pessoas pode ser uma alavanca no empreendedorismo, experimente você mesmo. Inscreva-se agora no 7º Workshop Online e Gratuito da Fórmula de Lançamento. Além de aprender técnicas de marketing digital para aumentar seus resultados você vai conhecer a força de uma comunidade criada 100% online e da conexão com pessoas que estão trilhando o mesmo caminho que você quer seguir: o do empreendedorismo digital.

QUERO PARTICIPAR DESSE WORKSHOP

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *