Funil de Vendas: Descubra O Que É e Como Usar em Seu Negócio

Funil de Vendas: O Que É e Como Usar em Seu Negócio

Em algum momento da sua jornada profissional você ouviu falar sobre funil de vendas? Conhece esse processo? Domina as técnicas para conduzir o seu lead através das etapas do funil até transformá-lo em cliente? Fique tranquilo, eu preparei esse artigo justamente para ajudar você a conhecer e implementar o funil de vendas no seu negócio!

O Que é Funil de Vendas?

O nome já diz tudo. O funil de vendas é um processo que segue o “formato” de um funil, guiando o lead através da jornada de compra. Esse caminho começa com o primeiro contato com o produto/serviço e vai até a conclusão da venda. Resumindo, o funil é o mapa da mina do tesouro para o sucesso nas estratégias de Inbound Marketing.

Basicamente, o funil de vendas é divido em 4 etapas e cada uma delas tem as suas particularidades, objetivos e ações distintas. Confira:

Topo do Funil: Atrair Futuros Clientes

Topo do Funil Atrair Futuros Clientes

No topo do funil de vendas, o futuro cliente ainda não conhece a sua empresa. Além disso, ele não tem certeza sobre sua “dor de compra” e não possui consciência sobre a oportunidade de fazer negócio com você.

CLIQUE e baixe o ebook!

Essa é a etapa da descoberta, quando você vai atrair a atenção do seu possível cliente e despertar o interesse dele pela sua marca ou produto. Leve esse tráfego para o seu site, investindo em SEO, redes sociais, blogs e anúncios no Google AdWords.

Sacada matadora: invista na produção de conteúdos de qualidade, usando técnicas como Copywriting e Rapport.

Meio do Funil: Enfatizar a Dor de Compra

Quando eu citei a dor de compra você ficou confuso? Calma que eu explico! A dor de compra nada mais é do que o real motivo que leva um consumidor a gastar o seu dinheiro.

Vou dar um exemplo: imagine um jovem casal que anda de moto, mas em breve terá um bebê. Em breve a moto não poderá mais ser o meio de transporte deles, certo? A dor de compra, o problema dele – e oportunidade de negócio para quem vende carros – é esse.

Nessa etapa você precisa fazer com que o visitante do seu site reconheça a dor dele e identifique a oportunidade de fazer o melhor negócio com você. Transforme os visitantes em leads, seja sedutor, ofereça conteúdos exclusivos. Enfim, cative esse lead para que ele seja conduzido através do funil de vendas.

Sacada matadora: Invista em automação de marketing e aposte em interações segmentadas buscando o engajamento.

Fundo do Funil: Converter Vendas

Final do Funil Converter Vendas

No fundo do funil de vendas é muito importante você criar um senso de urgência, enfatizando que o seu produto ou serviço é a melhor opção para sanar a dor de compra do lead. É nesse momento que ele está avaliando as opções que achou para solucionar o seu “problema”.

Aqui o lead já tem consciência sobre a dor, conhece a sua empresa, produto ou serviço, e agora só precisa de um empurrãozinho para ter a ação de compra. Mantenha a relação comercial estreita com e-mails marketing, trabalhos de automação com foco em vendas e CRM.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Saída do Funil: VENDAS!

A saída do funil é quando o o lead chega à decisão de compra. Nessa etapa o futuro cliente pode ser considerado um lead qualificado, mas com certeza ele irá pesquisar sobre concorrentes no intuito de descobrir se comprar com você é realmente mais vantajoso.

Por isso, a experiência de compra deve ser incrível, para você, além de vender, fidelizar o seu cliente. Faça com que ele se identifique e admire a sua marca!

Entendeu o conceito de funil de vendas? Implemente em seu negócio e maximize os seus resultados, convertendo visitantes em leads e leads em vendas!

Acompanhe o Ignição Digital gratuitamente com a nossa newsletter e garanta outras sacadas para melhorar sempre os resultados do seu negócio.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *