O que é AMP?

O que é AMP?

Accelerated Mobile Pages (Páginas Móveis Aceleradas, em português), como o próprio nome já diz, é uma tecnologia que faz com que os websites carreguem rapidamente, principalmente no smartphone, sem precisar de uma internet mais veloz.

Criada pelo Google em conjunto com outras empresas de tecnologia, a AMP ainda está presente em poucos sites. Ele lembra o Instant Articles do Facebook, com a diferença que o AMP quer e pode estar presente em qualquer página da web.

Para saber quais páginas têm AMP, basta prestar atenção em um indicativo que fica embaixo do título. Em média, as páginas aceleradas têm um carregamento 80% mais ágil.

Cada vez mais é importante ter um site rápido. Por isso, nesse artigo, eu vou ensinar o que é AMP, como e onde ele funciona e se o seu site pode ter páginas aceleradas. Veja:

Como fica mais fácil o carregamento da página?

O AMP manipula o código HTML da página e monta uma visualização mais leve e que, portanto, carrega mais rápido. Para isso, ele deixa de lado peças do site original que ele acha desnecessárias. O modelo padrão que vai ao ar é título, autor, resumo, imagens e texto. O aceleramento acontece justamente porque a página já vem pré-montada e não há tempo desperdiçado carregando outros elementos.

O melhor de tudo é que o usuário pode começar a ler o conteúdo da página com AMP antes mesmo dela ser completamente carregada.

Onde funciona?

O acelerador funciona no iPhone pelos seguintes navegadores: Chrome, Firefox, Opera e Safari. No Android, ele carrega nos mesmos, exceto no Safari, e no próprio app de pesquisa do Google.

As páginas aceleradas também funcionam em computadores, apesar do AMP não ter sido pensado para eles, e em tablets.

As páginas do meu site podem ser aceleradas?

O AMP é usado, principalmente, em páginas de sites que possuem conteúdo, como blogs. Por isso, um dos primeiros portais a utilizar o acelerador foi o Washington Post. Se o seu site tem um blog, vale a pena investir nessa tecnologia. Ele também é indicado para páginas de e-commerce.

Se você usar o WordPress, já existem alguns plugins disponíveis que servem para configurar o AMP em seu site.

Entendeu o que é AMP e como ele funciona? Então, se você quiser saber mais sobre marketing digital ou ler outros conteúdos, lembre-se de assinar a minha newsletter gratuitamente no final da página. Até uma próxima!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *