4 Técnicas de Atendimento ao Público

Conheça 4 técnicas de atendimento ao público

Vira e mexe o atendimento ao público é pauta aqui no blog do Ignição Digital. Não por acaso, ele é a maneira como sua empresa cuida do cliente e merece atenção especial.

Por isso, decidi separar quatro técnicas de atendimento ao público que vão te ajudar a ter uma relação mais estreita com o seu público. Confira!

1) Escute antes de falar

Parece balela e falácia, não é? No entanto, a mais simples das técnicas de atendimento ao público é um dos principais erros que muitos vendedores e atendentes cometem ao lidar com seus clientes.

Entenda que, nós temos dois ouvidos e uma boca e como diz o provérbio, somos assim para “falar menos e ouvir mais”, além disso, o foco principal do atendimento e/ou negociação sempre será a dor do cliente, por isso, você precisa entendê-la de fato, antes de colocar sua visão ou oferecer algo.

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Escute tudo sem distração, mostre-se disposto a ajudar qualquer demanda, tenha atenção e educação e só então indique produtos ou ofereça serviços para o seu cliente. 

Escutar atentamente proporciona uma base para o seu discurso e aumenta sua segurança e confiança, fatores decisivos para você conquistar melhores resultados em seu negócio com base em técnicas de marketing de relacionamento

2) Cordialidade

Atender o público também é servir, e como todo tipo de serviço, o ideal é exceder sempre as expectativas. Por isso, um bom atendimento precisa ser cordial. Lembre-se, você será a voz da marca, precisa estar bem alinhado aos seus valores e objetivos. 

Use a inteligência emocional e analise o momento mais propício, por exemplo: quando o cliente precisar aguardar, peça desculpas pela situação. Ou ainda, quando o cliente não estiver feliz com algo, mostre sua empatia e coloque-se no lugar dele.

Outro ponto de cordialidade indispensável é a educação básica, como o uso adequado das tratativas Sr. e Sra., além de sempre agradecer, pedir licença, oferecer um bom dia/tarde/noite, entre outras coisas.

3) Evite termos técnicos, seja simples e ágil

Os termos técnicos podem ser claros como a água para você, sua equipe e um seleto grupo de clientes, mas para a maioria deles não é. Por isso você precisa simplificar seu discurso sempre que possível, usando a linguagem de sua persona. Sim, essas estratégia do Marketing pode ser usada até mesmo no atendimento ao público, em especial na internet. 

Além disso, a agilidade é extremamente especial em qualquer atendimento, tendo em vista que o cliente deseja adquirir um produto ou serviço e não perder parte do seu precioso tempo, não é mesmo?

4) Foque nos benefícios agregados

Entenda que o seu produto ou serviço possui características, vantagens e benefícios. Por exemplo, uma furadeira nova pode ser azul, bivolt, potente e operar sem fio. As vantagens dela é a bateria de longa duração, ser ergométrica e ter carregamento rápido, já os benefícios são que você não precisa lidar com fios, pode operá-la fora de casa ou longe das tomadas e tem a liberdade de trabalhar com um equipamento autônomo.

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Entenda que as características qualquer outra furadeira também pode ter. Já as são características únicas, além de implicarem no preço na mente do cliente. Já os benefícios são valores agregados criados em seu discurso, que fazem com que os clientes comprem de você e mais ninguém.

Quer um exemplo? O Fusca e a Ferrari têm as mesmas características comuns de um carro, as mesmas vantagens de andar de carro, mas os benefícios agregados são infinitamente diferentes. Ficou claro?

Se o seu negócio atende online, esses pontos merecem ainda mais atenção. Afinal, existem milhares de concorrentes a apenas um clique de distância. Por isso, agora que você já sabe quais são as técnicas de atendimento ao público, aproveite para aprender como vender mais pela internet com um ebook exclusivo. Baixe agora!

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