Benefícios da Inteligência Emocional no Trabalho

Benefícios da Inteligência Emocional no Trabalho

Se você está estranhando o termo e se questionando porque vou falar de inteligência emocional no trabalho, saiba que esse conceito, estudado de maneira ampla por psicólogos e pesquisadores, pode ser a chave de sucesso para você e toda sua equipe.

Ainda não está convencido? Pois bem, falei há algum tempo sobre a arte da persuasão e o que define uma pessoa persuasiva e expliquei que isso é essencial para ter sucesso em seu empreendimento ou para motivar e conquistar a confiança seus colaboradores e também de seu público. Certo?

Acredite quando eu digo que uma pessoa só pode ser persuasiva e ter sucesso se tiver inteligência emocional. Um psicólogo estadunidense, Daniel Goleman, afirmou em 1995 que era possível analisar uma pessoa apenas realizando observações sobre o modo como ela desenvolve seu pensamento ou completa uma série de equações que parecem não ter ligação direta uma com a outra.

Isso quer dizer que, pessoas com Inteligência Emocional são capazes de tomar decisões mais rápidas e assertivas, se comparadas com quem não desenvolveu essa habilidade.

A inteligência emocional no trabalho me ajudará?

CLIQUE e baixe o ebook!

Sim! Profissionais que sabem controlar suas emoções e não se desesperam nem se exaltam com facilidade tem chances maiores de enfrentar desafios, cumprir tarefas, se manterem focados e conquistar novos cargos.

E isso tem uma explicação científica. Toda decisão que tomamos passa primeiro por uma área do cérebro que conhecemos como amigdala, exatamente o local onde todas as emoções são armazenadas. Só depois disso, a parte racional é acionada.

Resumindo, antes mesmo de seu cérebro pensar racionalmente, suas emoções já foram acionadas e você já tem a decisão tomada.

Benefícios da inteligência emocional

Para os líderes, a Gestão de Funcionários deve ser eficaz e assertiva para retirar de cada colaborador tudo o que ele pode oferecer e assim criar uma equipe engajada, amplamente conectada e que entregue resultados cada dia melhores.

A inteligência emocional permitirá que você consiga conversar com cada colaborador de maneira que extraia dele seus pontos fortes e fracos e possa trabalhar cada um com o intuito de melhorar seu posicionamento e trabalho.

Além disso, entre os outros benefícios estão o foco e a concentração ampliada, já que você dificilmente se preocupará com assuntos e conversas que não dizem respeito ao seu trabalho e também terá maior discernimento para resolver problemas profissionais sem que eles atinjam seu lado pessoal.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Automotivação

Profissionais da área já sabem que colaboradores que se conhecem profundamente são capazes de reconhecer sentimentos em outras pessoas e evitar conflitos, um ótimo benefício da inteligência emocional no trabalho. Isso permite que você saiba exatamente o que deve fazer para se motivar em alguma tarefa e como se manter mais tempo feliz com o que faz.

Além disso, o você passará a agir de maneira mais coletiva e se preocupará em criar um ambiente harmonioso, que melhorará a motivação de todos que o cercam. É o que conhecemos como relacionamento interpessoal.

Gostou das dicas? Então assine nossa newsletter e receba com exclusividade ideias que podem te ajudar a crescer profissionalmente.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *