Técnicas de Argumentação: Conheça as Três Mais Efetivas

Conheça 3 técnicas de argumentação!

Seja durante uma venda, ao redigir um e-mail, em uma reunião com o chefe, ao criar um anúncio para sua campanha, na entrevista de emprego ou em uma conversa com filhos. Não importa, durante vários momentos de sua vida você terá de convencer alguém e com certeza esse processo será pautado em técnicas de argumentação. Saiba mais sobre elas a seguir.

Técnicas de argumentação

1) Técnica de argumentação do espelho

Você já ouviu falar em PNL (Programação Neurolinguística)? Essa ciência explora o campo da nossa comunicação e como reagimos aos estímulos dela. E uma de suas constatações é a eficiência usando as técnicas de argumentação do espelho.

Os humanos, por natureza, buscam padrões próximos aos seus gostos e estilos. Logo, se durante a negociação, você usar técnicas de argumentação que “agradem o cliente”, suas chances de sucesso serão maiores. Por isso, seja um espelho para o cliente.

Se ele gosta de falar rápido, acompanhe o seu ritmo. Se ele usa a linguagem em forma erudita, acompanhe o seu linguajar. Se ele gosta do tom informal, deixe ele a vontade. Se ele respira calmamente entre as frases, não acelere seu ritmo e assim sucessivamente.

2) Associe coisas boas

Dentre as técnicas de argumentação, a associação é uma das mais tradicionais! Nela você associa o produto, serviço ou situação à coisas boas, dando exemplos tangíveis ligados ao benefício do convencimento da pessoa.

Por exemplo, para vender uma moto Harley Davidson para um pai de família, dê a ele a conotação de que “a moto será como a sensação do nascimento do seu primeiro filho, felicidade pura!”. Claro, esse é um exemplo raso, mas caberá a você criar ligações estratégicas e eficientes!

3) Fatos + argumentos

Você já deve ter ouvido a frase “contra fatos não há argumentos”, não é? E se você juntasse o poder dos argumentos com os fatos?

Algumas pessoas precisam “ver para crer”, ou seja, ter provas concretas de que aquilo é bom. Por isso existem os test drives, provadores, degustação grátis, etc. Além de tudo isso, apresente gráficos, pesquisas e dê base para todos os seus argumentos.

Conheça também a técnica de argumentação para suas comunicações escritas rapport.

Você gostou dessas técnicas? Com elas a sua argumentação será mais assertiva e terá um efeito positivo na mente do cliente. Nunca negocie no escuro, utilize técnicas para garantir sua efetividade!

O que você achou do artigo? Todos os dias eu faço mais sacadas como essa aqui no Ignição e você pode receber tudo em primeira mão através da minha newsletter. Cadastre o seu e-mail abaixo e aproveite!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

2 thoughts on “Técnicas de Argumentação: Conheça as Três Mais Efetivas”

  1. Em alguns momentos travamos diante de uma conversa, não por falta de repertório e conhecimento sobre o assunto, mas por não sabermos como demonstrar tais informações.
    Argumentação é uma arte que admiro e procuro desenvolver.
    As técnicas abordadas são muito fáceis de compreender!
    Agora é prestar atenção no contexto, entorno e pessoas envolvidas e praticar para que se torne algo o mais natural possível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *