Você Sabe o Que Faz um Gerente de Marketing?

Saiba o que faz um gerente de marketing

Como em todas as áreas de uma empresa, o marketing também merece atenção, dedicação e supervisão, para fazer com que a equipe dê o seu melhor, adote as estratégias mais adequadas e, assim, sempre consiga ótimos resultados. Mas você sabe o que faz um gerente de marketing na prática?

Ter essa informação vai te ajudar a entender a importância que esse profissional tem dentro da sua empresa e, possivelmente, a corrigir o que for necessário a fim de obter resultados melhores. Veja!

Entenda o que faz um gerente de marketing

Ao meu ver, a maior tarefa de um gerente de marketing é conseguir aumentar as vendas da empresa. Contudo, isso implica em diversas ações que, atualmente, exigem um bom trabalho não só do gerente, como do analista de SEO e de muitos outros.

Mas voltando ao o que faz um gerente de marketing, veja uma lista com as principais atribuições desse profissional.

Principais atribuições

  • melhorar a imagem da empresa;
  • elaborar pesquisas de mercado;
  • conhecer as dores do público-alvo;
  • criar estratégia para aumentar as vendas;
  • coordenar campanhas publicitárias;
  • fazer pesquisas de marketing;
  • ajudar o desenvolvimento de novos produtos;
  • supervisionar a equipe e suas atividades;
  • apresentar relatórios para a diretoria;
  • conhecer e aproveitar as tendências de mercado e da economia;
  • lidar com budget para ações;
  • posicionar bem os canais de comunicação;
  • manter um olho na concorrência;
  • acompanhar os 4Ps do marketing para tomar decisões

Conhecimentos necessários

Além de saber o que faz um gerente de marketing, também é importante que você, como empreendedor, se atente à formação desse profissional, que precisa ter conhecimentos e experiência na área, mas, em paralelo a isso, deve saber o que é gestão de marketing.

Por esses motivos, seu gerente pode ser graduado em Marketing ou em Administração de Empresas. Preferencialmente, já deve ter pós-graduação e entendimento de áreas relacionadas, como design.

Para completar, o profissional que souber lidar com marketing digital certamente terá destaque, já que essa área rende muitos resultados para qualquer tipo de negócio.

Perfil de um gerente de marketing

Para que desempenhe bem as suas funções, o gerente de marketing precisa ser criativo, algo essencial no desenvolvimento de novos produtos, ter boa comunicação, ser atualizado, inovador, analítico, muito estratégico e ter as habilidades de um líder.

Agora que já sabe o que faz um gerente de marketing, indico que também se atente aos funcionários da equipe e entenda, por exemplo, o que faz um assistente dessa área. Assim, poderá avaliar a necessidade e as vantagens de contratar um. Veja!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *