3 Exemplos de Metas SMART

3 Exemplos de Metas SMART

Acredito muito que definir metas é fundamental para o crescimento de qualquer pessoa ou negócio. Sem elas, fica impossível saber onde estamos, para onde queremos ir e qual é a melhor maneira de fazer isso. Muitas vezes, traçamos metas e objetivos que, infelizmente, não são alcançados e, por isso, hoje quero compartilhar uma sacada valiosa com você para que todas as suas metas sejam cumpridas com excelência. Veja 3 exemplos de Metas SMART para se inspirar!

Antes de tudo, entenda o que é meta

Apesar de parecer óbvio, é comum que muitas pessoas confundam metas com desejos, objetivos e propósitos. Por isso, vale ressaltar que as metas são etapas racionais. Então, os seus desejos e propósitos só serão realizados se você estabelecer metas para alcançá-los.

Unido objetivos e metas, é possível criar parâmetros e indicadores como prazos, datas, quantidades e outras informações relevantes para a concretização de um propósito.

Conheça o conceito de Metas SMART

Metas SMART é uma ferramenta que tem o objetivo de definir metas construídas de forma a considerar cinco atributos. Veja quais são eles.

S (específica): o “s” corresponde a especific e quer dizer que a sua meta precisa conter especificidade naquilo que se quer atingir.

M (mensurável): significa que toda meta precisa determinar o indicador no qual será possível verificar sua evolução com o decorrer do tempo.

A (alcançável): ao construir metas, é extremamente importante que ela seja mensurável de modo que os números possam ser atingidos, afinal, de nada adianta construir metas que são impossíveis de alcançar, não é mesmo?

R (relevante): esse item permite entender que as metas precisam ser relevantes, descartando metas que não façam sentido e que não vão gerar evolução.

T (temporal): esse é um dos principais itens ao construir metas, elas precisam ser temporais. Uma meta que não tem prazo nunca será batida. Ao criar uma meta, associe-a a um período de tempo em que ela deverá ser realizada.

Veja 3 exemplos de Metas SMART

Agora que você já conhece o conceito de Metas SMART, veja 3 exemplos aplicados:

1. Elevar o faturamento em x% até o final do ano

Suponha que uma empresa de calçados deseja aumentar seu faturamento. Usando o conceito de Metas SMART, a empresa estabelece o prazo, define um aumento percentual e, além de tudo, é específica e relevante.

2. Diminuir os custos em x% em x meses

Imaginemos que uma microempreendedora individual sinta a necessidade de diminuir seus custos. Com o conceito de Metas SMART, ela define em porcentagem o número que deseja diminuir, determina um período que a meta deverá ser cumprida e, claro, essa é uma meta relevante e contém especificidade.

3. Melhorar a satisfação do cliente em x pontos em x semanas

Nesse último exemplo, vamos imaginar que um determinado negócio notou que seus clientes não estão tão satisfeitos com alguns pontos da empresa. Para melhorar a satisfação do cliente usando o conceito de Metas SMART, basta definir os pontos que precisam ser trabalhados e o período para cumprir.

A ferramenta de Metas SMART é poderosíssima e muito utilizada por empresas ou qualquer outro indivíduo que deseja atingir objetivos e bater metas.

E você? Já utilizou essa ferramenta no seu negócio? Conte para nós nos comentários!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *