Você Sabe a Diferença Entre Empreendedor e Empresário? Descubra Aqui!

Descubra a diferença entre empreendedor e empresário

Embora sejam parecidos, preciso esclarecer que há diferença entre empreendedor e empresário. Aliás, há várias distinções entre esses dois termos, que não podem ser usados como sinônimos, e também entre os papéis que cada um desempenha. Quer entender melhor? Então confira a minha análise.

Para facilitar a compreensão, primeiro eu explico a definição de empreendedor e também a definição de empresário. Depois disso, cito as principais diferenças entre eles. Veja só:

O que é ser empreendedor?

No dicionário, empreendedor é aquele que toma a iniciativa de começar algo novo e criativo. Logo, o termo está intimamente ligado com o perfil comportamental de cada um e não implica, de forma alguma, na abertura de uma empresa própria.

Na prática, sabe aquela ideia que ninguém teve? Aquela chance que nenhum colega de trabalho aproveitou? Ou aquele produto inovador que atende a uma grande necessidade dos consumidores? Tudo isso, geralmente, é vislumbrado por bons empreendedores.

CLIQUE e baixe o ebook!

Existe, ainda, uma série de características que definem um empreendedor nato. Mas é importante deixar claro que, para ser uma pessoa empreendedora não basta ter a ideia, é necessário saber como colocá-la em ação para, assim, monetizá-la.

O que é ser empresário?

No caso do empresário, os dicionários fazem a ligação do termo com pessoas que operam, dirigem ou são donos de uma empresa, sendo o responsável pelas principais tomadas de decisões que dizem respeito à organização.

Além disso, o empresário, que comumente é usado para definir uma profissão, também é aquele precisa estar atento a todos os quesitos que envolvem a administração do negócio.

Por isso, geralmente tais profissionais são muito organizados, centrados e possuem uma visão mais analítica. Independente das novas ideias que surgem, eles precisam fazer as principais engrenagens da empresa girar.

Diferença entre empreendedor e empresário

Como você já deve ter percebido, existe uma grande diferença entre empreendedor e empresário. Mas, para exemplificar melhor, veja a lista que fiz, citando as três principais diferenças, e descubra que ambos podem se complementar.

– Enquanto o empreendedor é caracterizado por sua criatividade e visão diferenciada, o empresário é aquele que sabe gerenciar e guiar o negócio;

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

– Para ser empresário, é preciso exercer uma atividade econômica e ser dono de uma empresa, mas para ser empreendedor isso não é necessário.

– Ser empresário é assumir uma profissão que exige conhecimento de gestão, finanças, planejamento estratégico e administração. Ser empreendedor é ousar, é ter um comportamento criativo e ideias inovadoras, seja em uma empresa própria ou não.

Agora que já conhece a diferença entre empreendedor e empresário, me diga: quem você é na sua empresa? Deixe a resposta no comentário abaixo e aproveite também para fazer o teste do perfil empreendedor.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

One thought on “Você Sabe a Diferença Entre Empreendedor e Empresário? Descubra Aqui!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *