Conheça 5 Técnicas de Planejamento Estratégico

Conheça 5 técnicas de planejamento estratégico

Atualmente, um dos conceitos mais populares entre empreendedores e gestores é sobre o planejamento estratégico. Isso porque ele é fundamental para transmitir uma imagem positiva de qualquer empresa — não é à toa que é cada vez mais comum nas encorporações do mundo todo.

Para aprender a antever crises e oportunidades, conheça 5 técnicas de planejamento estratégico que eu reuni!

1. Análise S.W.O.T

Uma das técnicas de planejamento estratégico mais versáteis, a Análise S.W.O.T é um estudo que pode ser aplicado na sua empresa como um todo. Seja em um produto ou serviço, em uma tomada de decisão, no seu marketing pessoal, na avaliação dos colaboradores, entre outras áreas.

S.W.O.T é uma sigla que significa Strengths Weakness Opportunities and Threats, em português: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, também conhecida no Brasil como Matriz FOFA.

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Ela serve para apresentar um cenário completo sobre o objeto estudado, indicando se as oportunidades aliadas às forças sobrepõem e justificam as ameaças e fraquezas.

2. Matriz BCG

A Matriz BCG herda o nome de sua empresa criadora, Boston Consulting Group. Ela serve para identificar as fases dos produtos e serviços da sua empresa, classificando-os em: vaca, abacaxi, estrela ou questionamento.

Pareceu estranho? Não se assuste, apesar de parecer lúdica, ela é extremamente útil para avaliar o ciclo de vida de produtos da sua empresa, ideal também para melhorar ofertas e remanejar esforços.

3. 5 Forças de Porter

Um fator muito importante para tomar decisões em seu negócio é conhecer a concorrência. Para isso, uma das principais técnicas de planejamento estratégico é identificar as cinco forças de Porter do seu “vizinho”.

Com esta técnica, você poderá analisar pontos dos seus concorrentes, como rivalidade do mercado, produtos e/ou serviços substitutos, barganha dos fornecedores, barganha dos clientes e dificuldade de novas empresas no mercado.

4. Análise Ambiental

A análise ambiental, basicamente, serve para você conhecer o mercado a nível do macroambiente, seja antes ou durante sua entrada nele.

Seu uso serve para estratégias de marketing, formas de administração, precificação, entre várias outros. Os fatores estudados por ele são: os ambientais, culturais, sociais, demográficos, econômicos, políticos, judiciais, psicológicos e tecnológicos.

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5. Time Bound – Estudo do Tempo

Todas as técnicas de planejamento estratégico citadas acima precisam de um fator muito importante para serem efetivas: otimização de tempo. Para isso, um cronograma detalhado é muito importante. Entre os melhores, destaco o Time Bound.

Com um cronograma você consegue reforçar os prazos, oficializar os passos da sua empresa, esclarecer processos, engajar pela organização os colaboradores, etc.

Agora que você já conhece as 5 técnicas de planejamento estratégico, baixe o e-book: “Como aumentar o seu faturamento“. Aprimore os seus conhecimentos  e conquiste o sucesso! Boa leitura!

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