4 Tipos de Empreendedores

tipos de empreendedores

Assim como as empresas, os empreendedores também são diferentes uns dos outros. O que eles têm em comum, na maioria das vezes, é o grande desejo de colocar as melhores ideias em prática e trabalhar com determinação e muita garra. No Brasil, temos mais de 30 milhões de pessoas que empreendem. Para você entender a melhor a forma de pensar, agir e a atuação de cada perfil, separei uma lista com os 4 tipos de empreendedores mais comuns. Confira!

1. Empreendedor Tradicional

O empreendedor tradicional, como o próprio nome sugere, é o mais comum nas empresas. Geralmente é aquele cara que já trabalhou de forma independente pelo menos uma vez na vida e decidiu então abrir o próprio negócio.

A maior motivação desse tipo de empreendedor é “por que trabalhar para os outros por tantos anos enquanto posso ter o meu próprio negócio, já que tenho experiência e autoridade no assunto?”.

Para ele, o mais importante é trabalhar e obter resultados imediatos. A maioria não possui formação acadêmica ou cursos, faz da sua própria experiência de vida o gatilho para abrir o negócio.

2. Empreendedor Informal

Entre os tipos de empreendedores mais típicos, temos o tipo informal. No geral, ele não pensa no futuro e quer ganhar apenas o que necessita no momento. Podemos destacar as pessoas que vendem mercadorias nas ruas ou os autônomos que vendem diversos serviços. Em sua maioria, vendem porque precisam e não têm grandes expectativas. Este cenário, porém, está mudando gradativamente graças a iniciativa do Micro Empreendedor Individual.

3. Empreendedor Franqueado

Apesar de não ser tão reconhecido como os demais tipos de empreendedores, o empreendedor franqueado também assume uma posição de gestão que deve ser levada em conta. O perfil do empreendedor franqueado ou franqueador procura, geralmente, uma renda mensal média e busca também o retorno do investimento. Por isso, são dedicados e focados para alcançar os resultados desejados.

4. Empreendedor Corporativo

E para aqueles que empreendem mesmo dentro da empresa em que trabalham, damos o nome de empreendedor corporativo. Ele é sempre inovador, tem sempre boas ideias e ajuda a empresa a alavancar os resultados positivos.

Esse perfil é raro de se encontrar e muitas empresas buscam exatamente esse tipo de colaborador.

E você? Se encaixa em qual dos 4 tipos de empreendedores que citei? É claro que essa lista pode ir muito mais além, apresentei somente os mais comuns aqui, no Brasil.

Gostou do artigo? Deixe a resposta nos comentários! Não se esqueça de assinar também a newsletter para ficar sempre por dentro do mundo empreendedor!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *