4 Tipos de Empreendedores

tipos de empreendedores

Assim como as empresas, os empreendedores também são diferentes uns dos outros. O que eles têm em comum, na maioria das vezes, é o grande desejo de colocar as melhores ideias em prática e trabalhar com determinação e muita garra. No Brasil, temos mais de 30 milhões de pessoas que empreendem. Para você entender a melhor a forma de pensar, agir e a atuação de cada perfil, separei uma lista com os 4 tipos de empreendedores mais comuns. Confira!

1. Empreendedor Tradicional

O empreendedor tradicional, como o próprio nome sugere, é o mais comum nas empresas. Geralmente é aquele cara que já trabalhou de forma independente pelo menos uma vez na vida e decidiu então abrir o próprio negócio.

A maior motivação desse tipo de empreendedor é “por que trabalhar para os outros por tantos anos enquanto posso ter o meu próprio negócio, já que tenho experiência e autoridade no assunto?”.

Para ele, o mais importante é trabalhar e obter resultados imediatos. A maioria não possui formação acadêmica ou cursos, faz da sua própria experiência de vida o gatilho para abrir o negócio.

2. Empreendedor Informal

Entre os tipos de empreendedores mais típicos, temos o tipo informal. No geral, ele não pensa no futuro e quer ganhar apenas o que necessita no momento. Podemos destacar as pessoas que vendem mercadorias nas ruas ou os autônomos que vendem diversos serviços. Em sua maioria, vendem porque precisam e não têm grandes expectativas. Este cenário, porém, está mudando gradativamente graças a iniciativa do Micro Empreendedor Individual.

3. Empreendedor Franqueado

Apesar de não ser tão reconhecido como os demais tipos de empreendedores, o empreendedor franqueado também assume uma posição de gestão que deve ser levada em conta. O perfil do empreendedor franqueado ou franqueador procura, geralmente, uma renda mensal média e busca também o retorno do investimento. Por isso, são dedicados e focados para alcançar os resultados desejados.

4. Empreendedor Corporativo

E para aqueles que empreendem mesmo dentro da empresa em que trabalham, damos o nome de empreendedor corporativo. Ele é sempre inovador, tem sempre boas ideias e ajuda a empresa a alavancar os resultados positivos.

Esse perfil é raro de se encontrar e muitas empresas buscam exatamente esse tipo de colaborador.

E você? Se encaixa em qual dos 4 tipos de empreendedores que citei? É claro que essa lista pode ir muito mais além, apresentei somente os mais comuns aqui, no Brasil.

Gostou do artigo? Deixe a resposta nos comentários! Não se esqueça de assinar também a newsletter para ficar sempre por dentro do mundo empreendedor!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Eu quero te convidar para o Mundo FL, um encontro virtual de 3 dias inteiros, das 9h da manhã às 9h da noite, aprofundando o conteúdo da Fórmula de Lançamento com as sacadas, as táticas e as estratégias que eu e os meus faixas-preta aplicamos e fizemos funcionar nos nossos negócios no primeiro semestre de 2021.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

One thought on “4 Tipos de Empreendedores”

  1. tudo bem? o meu nome e Linaldo trabalho com os melhores softwares de

    automação do mercado,o
    instagram extractor (Que extrai numeros do whatsapp de pessoas
    relacionadas com seu nicho)??

    whatsapp fast (envia milhares de mensagens direto na palma da mão
    dos seus clientes atraves do whatsapp)??

    que saber como funciona clique aqui>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *