Passo a Passo de Como Abrir Seu Próprio Negócio

abrir seu próprio negócio

Uma das principais dúvidas dos brasileiros é sobre como abrir seu próprio negócio. As vantagens de ter uma empresa são: maior independência financeira, autogerenciamento, além da possibilidade de colocar um plano e/ou habilidade em prática. 

Quer saber como atingir esse objetivo? Neste artigo você saberá: 

• o que significa abrir um negócio?;

• por que abrir um negócio?;

•como abrir um negócio?

O que significa abrir o próprio negócio?

Para muitas pessoas, abrir o próprio negócio é sinônimo de independência e possibilidade de trabalhar como sempre quis. Por isso, há cada vez mais brasileiros interessados em ter uma empresa.

Em 2019, o número de novas empresas abertas foi 23% superior ao ano anterior, segundo o indicador do Serasa Experian.

Além do interesse em gerir um negócio, o empreendedorismo também tem sido uma forma de escapar das oscilações do mercado de trabalho. Como as contratações formais estão crescendo de forma devagar, abrir uma empresa é uma maneira de manter a renda.

Por que abrir um negócio próprio?

Existem diversas vantagens para abrir um negócio próprio. Confira as principais:

• não depender de outras pessoas para ter renda;

•tirar as ideias do papel;

•trabalhar no ritmo que quiser;

•poder ganhar proporcionalmente ao trabalho.

Como abrir seu próprio negócio?

Se você ainda está se perguntando sobre como abrir seu próprio negócio, saiba que há alguns passos que pode seguir para isso. Veja só!

Passo 1: Conheça o mercado

O ponto de partida para abrir seu próprio negócio é conhecendo a área em que deseja atuar. Mais do que afinidade, é necessário também conhecimento profundo que auxiliará a levar o negócio adiante.

Por isso, pesquise, converse com pessoas da área e faça uma análise geral dos prós e contras que a área exige. Uma boa dica é usar as redes sociais para encontrar o público que o mercado exige e ver se ele realmente vale a pena.

Passo 2: Defina o seu investimento

Quanto deseja investir para abrir seu próprio negócio? Essa parte é crucial, pois nem sempre o retorno financeiro é imediato. Portanto, tenha reservas financeiras que garantirão pagar as despesas da sua vida pessoal e do negócio sem comprometer os dos âmbitos.

Nada de fazer inúmeras dívidas! O ideal é definir o investimento e trabalhar somente com ele.

Passo 3: Coloque as ideias no papel

Agora que você já sabe tudo (ou quase tudo) sobre o negócio que deseja abrir, é hora de colocar todas as ideias no papel. Nessa hora, disciplina é tudo!

Quando se fala em abrir seu próprio negócio, é importante pensar também de horários não específicos para realizar o ofício. Por isso, organize todas as tarefas para acompanhar o que precisa ser feito e o que já está concluído.

Trace tudo o que precisa: local em que o negócio será aberto (caso seja loja física) ou um especialista para montar a loja on-line, funcionários (caso seja necessário), etc.

Por fim, você terá um plano de negócios, que permite a definição clara do seu negócio real.

Passo 4: Resolva as questões burocráticas

Abrir um negócio não é tarefa fácil, por isso o empreendedor precisa de muita disciplina. Após traçar o plano de negócio, é hora de resolver as questões burocráticas. Nesse caso, indico um advogado ou contador para auxiliar, pois a documentação costuma ser bastante extensa.

Passo 5: Antes de abrir seu próprio negócio, vá com calma

A ideia de abrir seu próprio negócio é no mínimo empolgante, mas dê sempre um passo de cada vez. Respire fundo e controle a ansiedade para que ela não gere grandes frustrações futuramente. Todos os seus esforços devem ser direcionados corretamente na busca por conhecimento, determinação e vontade de inovar.

Conclusão

Abrir uma empresa pode ser uma forma de escapar das crises do mercado, ter mais independência e trabalhar como sempre desejou. Porém, para atingir esse objetivo, é importante que você siga alguns passos.

Agora que você já sabe como abrir seu negócio, confira outras dicas de empreendedorismo na Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Entre os dias 22 e 25 de Março de 2021 vai acontecer a primeira Maratona 6 em 7 do ano. Uma série de 4 encontros onde eu vou mostrar como faturar 6 dígitos em 7 dias no seu negócio atual ou em um novo negócio online. Faça a sua inscrição!

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

24 thoughts on “Passo a Passo de Como Abrir Seu Próprio Negócio”

  1. Conteúdo sempre de ótima qualidade e que realmente agrega valor a quem lê. Ser um Empreendedor é um sonho que muitos têm, porém a dificuldade para dar o primeiro passo está sempre presente, assim como você tento ao máximo ajudar os leitores do meu site http://www.aprendereaprimorar.com dando dicas de Negócios e os lembrando de que o planejamento inicial é de suma importância e a base do seu sucesso. Espero que possamos ajudar muitos futuros Empreendedores a ingressar nesse caminho de forma consciente. Parabéns e sucesso!

  2. Boa tarde :) Estou a buscar as informacoes assim, queria ter a minha restaurante propria :) Mas ainda nao tenho dinheiro, preciso economizar por mais do que 2 anos. :) Sera que consigo :) Pois, por enquanto queria somente dizer, que trabalho no escritorio, onde sempre consigo arrumar e arranjar o meu dia de forma muito mais efetiva :) Por isso gosto de utilizar kanbantool.com, ajuda me planejar e organizar tudo :)

    1. Gostaria de abrir meu próprio negócio, pensei em algo como uma pequena conveniência, como conheço a vizinhança a anos, gostaria de implementar variedades que agrade ao gosto de todos ao redor, já tenho o local ( bem localizado e visível) as idéias na cabeça, mas preciso de um capital inical para inicar mas não sei por onde nem mesmo como começar. Apenas idéias anotadas.

  3. Erico, seu artigo o está muito bacana! Uma coisa que acho fundamenta para quem vai empreender é disciplinal. Não dá para empreender sem disciplina. E acho que é onde muitos empreendedores falham.
    Parabéns !
    Ah.. tb vou compartilhar algo que pode complementar esse artigo. Nessa página tem um checklist completo para quem quer abrir um negócio:
    http://www.sigaempreendendo.com.br/ferramentas/

  4. Muito bom e objetivo. Estou estudando para abrir um negócio de edição de vídeos em Manaus com um amigo da faculdade, ler as dicas ajudou bastante!

  5. Conteúdo muito bom, gostei muito do seu post.
    Vou acompanhar, pois sempre aprendo mais.
    São dicas muito úteis, principalmente para um iniciante como eu.
    Bom trabalho!!

  6. Olá, Parabéns pelo excelente site.
    Sou empresário na área contábil e docente, e acredito que temos uma parceria formidável para discutir ($$$). Aguardo seu contato para agendarmos um horário online.
    Grande abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *